RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Ministérios assinam protocolo na área da saúde


Portal MEC

Cristiane Bastos

24.10.2006


Integrar o Ministério da Educação às ações do Ministério da Saúde (MS) e da Ciência e Tecnologia (MCT). A afirmação é do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, que na tarde desta segunda-feira, 23, assinou protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas. O objetivo é integrar o Ministério da Saúde ao Programa Interministerial de Manutenção e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. “Temos uma série de iniciativas para integração do Ministério da Saúde, que não envolve apenas esse trabalho específico, mas que contribui muito para integrar o tema Educação à rotina dos hospitais universitários”, afirmou o secretário.

O ministro da Saúde, Agenor Álvares, salientou o quanto o protocolo assinado entre os ministérios é importante para a área da saúde no Brasil. “É mais uma ação conjunta que mostra a intenção de se realizar políticas públicas importantes para a população”, disse. Segundo Alvares, com os recursos que serão disponibilizados, a iniciativa afetará, principalmente, médicos, enfermeiros e dentistas. De acordo com o ministro, eles terão grande valia nas comunidades que precisam desse dinheiro para o desenvolvimento do trabalho em saúde.

RNP – A incorporação do MS ao programa prevê um contrato entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Saúde para execução de um projeto-piloto que permitirá interconectar em rede pólos do Programa de Saúde da Família e pontos de prestação de serviços de saúde. O investimento previsto chegará a R$ 8,1 milhões em doze meses.

O Programa Interministerial foi criado em outubro de 1999 pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação para garantir o desenvolvimento da rede acadêmica brasileira, que atualmente une cerca de 300 instituições em todo o País, beneficiando mais de um milhão de usuários – pesquisadores, professores e universitários em sua maioria. A integração do Ministério da Saúde segue a orientação do Comitê Gestor-RNP, criado para coordenar o Programa Interministerial de incorporação de outros ministérios por meio de projetos-piloto em educação, pesquisa e inovação.

fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5876&FlagNoticias=1&Itemid=6022

Consulta em noticias