RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Universidade fluminense inaugura núcleo de informática e telemedicina


TI Inside

08.09.2006


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugura, no dia 18, o Núcleo de Informática e Telemedicina Professor Luiz Paulo Santos Verbicário. O núcleo será composto por um laboratório para alunos e médicos residentes, e outro para professores. O laboratório dos alunos, que terá 20 computadores com acesso à internet e um servidor, pretende reunir um acervo de materiais produzidos para as aulas tais como apostilas virtuais, apresentações digitalizadas e aulas filmadas, com o intuito de proporcionar ao aluno oportunidade de rever as aulas já dadas.

Para os professores, o laboratório, que dispõe de seis computadores, um scanner e duas impressoras, pretende ser mais um local onde podem consultar a internet e produzir materiais para suas aulas.

Além do núcleo, a Faculdade de Medicina está reinaugurando o anfiteatro, que agora contará com aparelho para realização de videoconferência. Todas as unidades utilizarão a conexão que a UFF tem com a rede do Projeto Giga, desenvolvida com tecnologia IP WDM sobre rede óptica em banda larga. Essa rede oferece aos seus usuários uma taxa de acesso 400 vezes maior que a capacidade dos serviços de banda larga normalmente oferecidos na internet comercial.

O Projeto Giga dispõe de uma rede de 735 quilômetros de fibra óptica e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10 Gbps, ligando as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O projeto é uma parceria da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com financiamento da Finep e recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) do Ministério das Comunicações.

fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=263&ID=66301

Consulta em noticias