RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP divulga edital para Programa de Grupos de Trabalho 2006-2007

Pesquisadores têm até dia 18 de setembro para apresentar propostas


Universidade Federal de Lavras

31.08.2006


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está com inscrições abertas para o Programa de Grupos de Trabalho (GTs). Os grupos podem ser formados por pesquisadores de instituições públicas e privadas. Se aprovados, os projetos terão o apoio da RNP na forma de bolsas de pesquisa e no uso da infra-estrutura de rede da instituição.

O Programa de Grupos de Trabalho é coordenado pela diretoria de Inovação da RNP e foi criado com o objetivo de desenvolver projetos colaborativos no uso de novos protocolos, serviços e aplicações de rede, ampliando a oferta de serviços da RNP para universidades e institutos de pesquisa brasileiros. É o caso do fone@RNP, serviço de telefonia IP (ou VoIP) da comunidade acadêmica. Ele foi desenvolvido pelo GT de Voz sobre IP e já está disponível em 25 instituições (até o final do ano serão mais de 70). Outro grupo que rendeu frutos foi o GT de Vídeo Digital, que montou uma malha de servidores para dar suporte ao serviço de armazenamento, indexação e distribuição de vídeos digitalizados.

O edital foi divulgado pela RNP no dia 22 de agosto e os pesquisadores têm até o dia 18 de setembro para entregar as propostas de trabalho. Os projetos devem ter duração máxima de 12 meses e serão desenvolvidos no período 2006-2007. De acordo com as regras do edital, a estrutura dos Grupos de Trabalho é definida por um coordenador e uma equipe de assistentes. Instituições parceiras da RNP (universidades ou empresas) também participam das atividades, desde que considerados os critérios estabelecidos pelo coordenador do GT.

Os grupos selecionados serão anunciados até 19 de outubro e o processo de contratação começará a partir de 1º de novembro. Os resultados obtidos pelos GTs serão avaliados pela diretoria da RNP no fim de 2007. A diretoria estabelecerá quais protótipos serão transformados em serviços para os usuários da rede Ipê – infra-estrutura nacional acadêmica de alta velocidade gerenciada pela RNP.

O edital está disponível no site da RNP, em http://www.rnp.br/editais/gt_2006-2007.html.

Sobre a RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa opera, desde 1991, a rede acadêmica brasileira, a rede Ipê, que utiliza tecnologia óptica nos seus enlaces gigabit. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, interconecta mais de 250 instituições de ensino e pesquisa, atingindo um público estimado em 1 milhão de usuários. Além de operar a infra-estrutura nacional para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa, a RNP atua como um laboratório para o desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas e integra iniciativas acadêmicas no Brasil e na América Latina. Por meio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), pesquisadores brasileiros estão interligados com as redes avançadas Internet2, dos Estados Unidos, e Géant, da Europa.

fonte: http://www.ufla.br/imprensa/news.asp?idNews=256

Consulta em noticias