RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Informação mais rápida e acessível


MCT

Carlos Freitas

24.08.2006


O acesso e a compreensão na busca da informação é pré-requisito fundamental para o desenvolvimento social, educacional e científico na sociedade brasileira. Com este enfoque estão sendo realizados durante esta semana dois encontros em Brasília, o Seminário sobre Informação na Internet (encerrado ontem) e o Simpósio de acesso livre à informação, que segue até amanhã (25).

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT) e conta com uma grande participação de especialistas brasileiros e internacionais, que debatem temas, como comércio eletrônico, direitos autorais, inclusão social e integração de sistemas.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, prestigiou o encontro ontem (23), durante o coquetel de lançamento de uma série de inciativas patrocinadas pelo instituto, e comentou a evolução da Internet no Brasil, a importância do debate em torno da Sociedade da Informação e as ações que o MCT vai realizar nos próximos meses.

Ele informou que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) aumentou no início do mês a capacidade de escoamento de tráfego entre a rede Ipê e a Internet comercial de 455 Mbps para 855 Mbps. Além da troca de tráfego com redes comerciais internacionais, a rede acadêmica brasileira conta com 155 Mbps da conexão com Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) para tráfego exclusivamente acadêmico. A rede Ipê interliga todos os estados do país com conexões de até 10 Gigabits/segundo, conectando cerca de 300 instituições.

“Para que a Sociedade da Informação realmente se conselide, eventos como esses são muito importantes. Parabenizo o Ibict pela iniciativa e por estar mostrando o esforço de se adequar à modernização e aos novos tempos. O Ministério apóia, através de seus institutos, esta nova fase da internet brasileira e acredita que, com a interligação das redes e produção de alto desempenho, conseguiremos resultados expressivos”, completou.

Também estiveram presentes ao evento o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, o representante interino da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, e o diretor do Ibict, Emir Suaiden.

Iniciativas

  • Lançamento do Portal de Acesso Livre a Periódicos.
    O novo portal será uma ferramenta de publicação de artigos e pesquisas científicas. Será possível conhecer o trabalho de cientistas de várias partes do país e ter acesso livre aos trabalhos.
  • Novo Sistema da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
    A Biblioteca segue a mesma linha e vai disponiobilizar digitalmente trabalhos de universidades e centros de pesquisas.
  • Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica - Ibict/UnB
    O acordo pretende unir o sistema e o banco de dados das duas instituições.
  • Revista Temática sobre Acesso Livre à Informação e Open Archives
  • Livro Inteligência, Informação e Conhecimento em Corporações - Kira Tarapanoff

Mais informações no site: http://si.ibict.br/

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/41077.html

Consulta em noticias