RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Unidades da Embrapa recebem treinamento de segurança de redes


Embrapa

Cristina Tordin

10.07.2006


Segurança é hoje o grande problema das organizações que utilizam a internet. Por isso, a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), oferece a todas as unidades da empresa o curso de introdução de segurança de redes. Nesse curso, que será realizado de 17 a 21 de julho de 2006, no auditório da unidade em Campinas, o aluno vai aprender como lidar com os principais riscos hoje existentes.

Wilma Aparecida Silva, gerente-administrativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP Campinas), explica que o curso, ministrado pela RNP, possui 30 horas de duração divididas em dez sessões de aprendizagem. “É essencialmente prático. Cada aluno terá sua própria estação de trabalho”, complementa.

No treinamento, serão ministrados os seguintes temas: conceitos básicos de segurança; histórico e evolução da área nos últimos anos; princípios básicos da área de segurança e glossário dos termos usados em segurança de redes; os conceitos de segurança física e lógica e principais tecnologias disponíveis nestas áreas; informações recentes sobre ameaças na rede e estatísticas recentes sobre ataques, suas fontes e o perfil dos invasores de sistemas.

Também serão discutidos o funcionamento da família TCP/IP (famílias de protocolo de transmissão de dados na rede), a diferenciação e identificação das suas camadas e de seus principais protocolos e funcionamento de aplicações básicas. Serão passadas as soluções disponíveis e os problemas específicos na implementação da família de protocolos, e apresentados os fundamentos básicos sobre criptografia e a criptografia simétrica e assimétrica, além dos usos de cada uma, com os principais algoritmos de criptografia. Depois, será a vez das aplicações práticas de criptografia, seus conceitos básicos com aplicações.

Ainda serão analisados os fundamentos em segurança da informação, suas normas e sua importância nas organizações, os fundamentos de uma política de segurança, metodologias de uma análise de risco e os principais tópicos para a construção de uma política de segurança. No final, serão discutidas a navegação na internet e as ameaças atuais, navegação segura e programas para a segurança de um computador pessoal.

fonte: http://www.cnptia.embrapa.br/modules/news/article.php?storyid=124

Consulta em noticias