RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Nova tecnologia garante mais integração e menos gastos


MCT

Robson Leão

13.06.2006


O intercâmbio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e seus institutos vinculados acaba de alcançar um novo patamar, com a inauguração da Rede de Videoconferência, que a partir de agora, oficialmente, permitirá a realização de diversas agendas de trabalho de forma virtual, por meio de videoconferências.

O fato aconteceu na tarde de ontem (12) na sede do MCT, em Brasília, e marcou também a inauguração da Sala de Videoconferência do Ministério. O complexo do Cerrado irá dispor de instalações semelhantes, somando-se à que já existia no gabinete do ministro.

De acordo com o coordenador Geral de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI/MCT), Paulo Bonfim, “além do intercâmbio entre eles, o MCT e suas unidades de pesquisa (UPs) estarão conectados e poderão realizar tais contatos com quaisquer instituições do mundo que possuam sala de videoconferência”, esclarece, adiantando que todas as UPs receberam os equipamentos e capacitação para a operação.

A idéia de criação da Rede partiu de conversações entre a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa/MCT) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), dirigida pelo professor Nelson Simões. Por meio de negociações com a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCT), foi possível viabilizar os recursos necessários.

Segundo o subsecretário Djalmo Leão, da Spoa, a maior integração entre as unidades de pesquisa é fundamental, bem como “a racionalização dos gastos públicos, com a economia de passagens, hospedagens, translados, e do tempo dos nossos agentes públicos”, completou Djalmo.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=34770

Consulta em noticias