RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Saúde participa da segunda reunião virtual do Mercosul


Ministério da Saúde

01.06.2006


O Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Peru participaram, no dia 31 de maio, da segunda reunião virtual do Mercosul. O Paraguai, Chile e Bolívia não participaram do evento.  A videoconferência foi organizada pelo Núcleo de Articulação de Sistemas de Informação e Comunicação em Saúde, órgão da Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, dirigido pelo Ministério da Saúde do Brasil desde sua criação, em 1998. A primeira reunião virtual do Mercosul aconteceu no dia 6 de abril desse ano.

A tecnologia empregada na reunião virtual permite a realização mais freqüente de reuniões técnicas e decisivas sem o custo das viagens dos integrantes dos diversos grupos de trabalho e comissões, além de aprimorar a qualidade dos contatos e agilizar as deliberações. Isso se dá devido a tecnologia Rede Clara, operada no Brasil pela Rede Nacional de Pesquisa RNP/MCT.

Nesta reunião foram testadas a metodologia de trabalho e as técnicas de relacionamento e validação dos documentos, como as Atas. Foi testada, também, a utilização simultânea com o Fórum Virtual de Articulação - FVA, instrumento a ser utilizado por todas as Comissões, Subcomissões, Grupos e subgrupos Ad-hoc e Núcleos, para discussão antecipada dos temas a serem tratados e harmonização das propostas.

A videoconferência foi realizada com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que administra a Rede Clara, instrumento de comunicação que foi o suporte tecnológico para as conexões via Internet.

As delegações participantes do evento chegaram à conclusão de que as videoconferências ou reuniões virtuais são mecanismos inovadores e extremamente úteis para o processo de integração continental e para a agilidade nos processos de comunicações e decisões no Mercosul.

fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=27662

Consulta em noticias