RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Antônio Jorge Abelém


Bitnews

17.05.2006


Jorge Abelém – UFPA

O Boletim Bitnews, perguntou ao professor Abelém, como surgiu a idéia da Rede Metropolitana, qual o conceito que ela seguirá, e em que estágio se encontra. E quais os atores que participam do Projeto.

Jorge Abelém -  O projeto em si não é novo, outros grupos já tinham pensado em montar uma rede metropolitana para Belém, mas a idéia nunca avançou. Na época de meu doutorado já discutia com meu orientador, o Prof. Dr. Michael Stanton, que também é Diretor de Inovação da RNP, a necessidade de Belém ter uma rede metropolitana. Eu argumentava que já tínhamos diversas grandes instituições de Ensino e Pesquisa na região para produzir a demanda por uma rede deste tipo. Ele concordava comigo, porém, na época, não tínhamos a menor idéia de como conseguir os recursos para custear um investimento deste porte.

Logo no primeiro ano em que eu tinha voltado no doutorado, aconteceu um problema com um equipamento do Museu Goeldi (eles possuem um enlace de rádio de 34Mbps para o ponto de presença da RNP no Pará/POP-PA, situado na UFPA) e eles ficaram sem acesso ao backbone da RNP (que fornece acesso a Internet) por alguns dias. Isso fez com que alguns pesquisadores do Museu reivindicassem uma alternativa ao enlace de rádio, algo como um esquema reserva. O diretor do museu na época, Dr. Peter Toledo, sensível ao problema, acabou entrando em contato com o Prof. Michael Stanton, através de alguns profissionais do museu que já o conheciam, para discutir essas alternativas. Michael então me envolveu na discussão e logo surgiu a proposta natural de se passar fibra ao logo da Av. Perimetral, interligando o campus do Museu ao PoP-Pa, na UFPa. Como existem outras instituições de ensino e pesquisa neste trecho, como UFRA e Embrapa, resolvemos consulta-las para verificar o interesse (inclusive financeiro) para participar do evento. Como o entusiasmo e o interesse das instituições consultadas foi total, resolvemos expandir o projeto e fizemos visitas técnicas a praticamente todas as principais instituições de Ensino e Pesquisa com sedes na grande Belém, inclusive algumas privadas.

Todas demonstraram grande interesse no possível projeto. Todas tinham gastos elevados através de custeio com telecomunicações e, ainda assim, possuíam conexões de baixa capacidade com a internet e interligando seus campi espalhados pela cidade. A nossa proposta era inovadora, no contexto nacional, no sentido que pretendia implantar infra-estrutura própria para construir a rede e a partir disso formar algo como um condomínio dos participantes para garantir a operação e manutenção da rede (diversas iniciativas semelhantes ja tinham surgido no exterior, inicialmente no Canadá). A proposta inicial era que o custo de implantação da rede fosse assumido pelas instituições participantes, através de divisão igualitária.

Como resultado dessas visitas técnicas produzimos um Estudo de Viabilidade de uma Rede Metropolitana para Grande Belém (disponível em www.pop-pa.rnp.br/metrobel). Este documento foi então submetido e aprovado, através do Dr. Peter Toledo, ao Protocolo de Cooperação existente entre instituições de Ensino e Pesquisa da Região. De posse deste documento aprovado pelo protocolo, o Reitor da UFPA, Prof. Dr. Alex Fiuza, solicitou e conseguiu financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT para custear a parte das instituições públicas.

A rede MetroBel (como foi denominado o projeto) interligará inicialmente 12 instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa de Belém e Ananindeua através de cabos de fibra utilizando tecnologia Gigabit Ethernet. Além de possibilitar maior integração entre as instituições de ensino e pesquisa sediadas participantes, a MetroBel proporcionará redução de custos com serviços de telecomunicações e permitirá o uso e desenvolvimento de aplicações avançadas que necessitam de infra-estrutura de rede de alta capacidade, como: videoconferência, ensino a distância, voz sobre IP, tele-medicina, entre outras.

A rede deverá estar pronta até o fim de junho deste ano (2006) e será composta de um anel de 29 quilômetros em Belém, com uma extensão de 10 quilômetros para Ananindeua. O custo de implantação da Rede está orçado em R$1.400 milhão, sendo que a parte referente às instituições públicas está sendo financiada pelo MCT, com a gerência da RNP e FINEP.

As instituições que inicialmente farão parte da rede MetroBel são:

Universidade Federal do Pará (UFPA)
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Centro Federal de Educação Tecnológico do Pará (CEFET-PA)
Embrapa Amazônia Oriental
Instituto Evandro Chagas (IEC)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
Centro Nacional de Primatas (CENP)
Universidade da Amazônia (UNAMA)
Centro Universitário do Pará (CESUPA)
Instituto de Ensino Superior da Amazônia (IESAM)

O mais interessante de tudo isso é que nossa proposta pioneira serviu de base para que o MCT, através da RNP/FINEP, desenvolvesse um projeto semelhante para implantar redes metropolitanas com infraestrutura própria em todas as demais capitais do Brasil, chamado RedeComep (www.redecomep.rnp.br/).

fonte: http://www.bitnews.com.br/BitnEntrev060517.htm

Consulta em noticias