RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP renova infra-estrutura

Novo backbone visa oferecer maior capacidade de internet a acadêmicos


IT Web

Jordana Viotto

03.05.2006


A criação de uma infra-estrutura que pudesse atender à demanda do público acadêmico, que precisa trocar grande volume de dados, foi o que impulsionou a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) a atualizar seu backbone IP/MPLS. A rede da RNP oferece conectividade a 329 instituições brasileiras e atua como laboratório de testes para o desenvolvimento de novas aplicações e serviços de rede.

"Os usuários da rede são astrônomos, que trabalham muito com imagem e precisam de muita banda para transmiti-las, físicos de alta energia que trabalham em grid, profissionais da área de telemedicina. Esse público necessita de uma capacidade de rede muito maior do que a que oferecíamos", relata Ari Frazão, gerente do centro de engenharia e operações da RNP.

Por isso foram adotadas as plataformas de roteamento série M da Juniper Networks na atualização do backbone, além de produtos de segurança do mesmo fornecedor para controle de entrega, da utilização e de ameaças. A rede hoje supera os 60 Gbps. "Criamos condições melhores para a troca de informações entre os acadêmicos."

A RNP começou como um projeto do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 1989 e, dois anos depois, começou operando nos principais centros sem cobrar pelos serviços. Os custos são cobertos por um programa que integra Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

"Temos um ponto de presença por estado, geralmente em universidades e entidades de ensino. A partir deste ponto são feitas conexões das instituições ao redor", explica Frazão.

fonte: http://www.itweb.com.br/index.php? option=com_noticia&id=18900&section=9

Consulta em noticias