RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Unidade de pesquisa se integra à RNP


Agrosoft Brasil

Rubens Neiva

18.03.2006


No dia 17 de março a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, formalizou a sua integração na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. A RNP é um programa interministerial cujo objetivo é manter uma rede de internet acadêmica avançada, de alta performance. A rede, de banda larga, interliga-se às redes internacionais.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a RNP irá tornar mais ágil os trabalhos dos pesquisadores. "O acesso às informações de outras instituições de ensino e pesquisa em todo o mundo será muito mais rápido".

A inserção da Embrapa Gado de Leite à RNP só foi possível em função de uma parceria estabelecida entre a Empresa e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As duas instituições irão assinar um convênio de cooperação técnica. O evento ocorre no auditório da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG, e contará, entre outras autoridades, com as presenças da reitora da UFJF, Margarida Salomão, do secretário-executivo do Comitê Gestor da RNP, Márcio Luiz Bunte.

Na ocasião, Bunte fará uma palestra sobre o papel das redes computacionais no apoio às atividades de ensino e pesquisa. Paulo Martins, fará uma exposição mostrando a evolução dos investimentos feitos na área de informática durante a sua gestão como chefe-geral.

Nos últimos dois anos foram aplicados mais de R$ 350 mil na área de informática, com a aquisição de equipamentos, softwares e construção de uma estrutura de fibra ótica entre a UFJF e a Embrapa. Martins apresentará também a nova intranet da Empresa, criada no sentido de levar mais informações aos empregados e facilitar a comunicação interna.

fonte: http://agrosoft.com/?q=node/19462

Consulta em noticias