Banco Central moderniza-se para facilitar tomada de decisões

Projeto do banco inclui criação de linha direta com o cidadão e base de informações econômicas para o mercado

Teletime

Helena Silva

25.01.2006

Agora o cidadão comum já dispõe de uma linha direta para fazer críticas, elogios e sugestões ao sistema financeiro nacional. O Banco Central criou um serviço de comunicação com a sociedade via Internet, denominado BC Atende e que faz parte do projeto de ampliação de sua home page. No endereço www.bcb.gov.br, o banco também oferece informações econômicas para o público em geral, porém mais voltadas para os interesses de organismos financeiros nacionais e internacionais, pesquisadores e estudantes. O banco está conectado à rede mundial de computadores, à Embratel e à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), através de dois links de 256 kilobits por segundo (kbps).

Até agora, o BC não tinha nenhum tipo de contato direto com o cidadão. A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo de modernização do fluxo de informações e de otimização da tomada de decisões dentro da instituição, e que se refletirá em todo o sistema financeiro nacional. O banco está investindo R$ 2,6 milhões para, até o final de 1999, instalar uma rede ATM (Asynchronous Transfer Mode - plataforma de comunicação de voz, dados e imagens) de fibras ópticas em seu backbone, no edifício-sede, com 22 andares, em Brasília.

"Nossa prioridade é o aumento da velocidade no tráfego e de acesso às informações, melhoria da qualidade de acesso e maior produtividade em nosso trabalho diário", diz o diretor da área de redes do BC, José Antônio Eirado. O projeto global inclui a interligação de 2,5 mil microcomputadores e 50 servidores Unix em rede, envolvendo todas as diretorias e departamentos centrais. O cabeamento vertical para a interligação entre os andares será feito com fibras ópticas, enquanto a ligação do backbone com os servidores e as estações de trabalho será com cabos de par trançado.

A rede já está em funcionamento em 400 estações de trabalho do Banco Central, nas quais os usuários possuem arquitetura cliente/servidor e podem acessar a Internet.

A Prolan Soluções Integradas, de São Paulo, venceu a licitação para fornecer a rede ao BC e agora desenvolve o projeto com parceiros. O cabeamento horizontal ficou a cargo da Furukawa e o vertical com a Lucent Technologies. Para gerenciar a estrutura da rede, a Prolan associou-se à IBM, para o uso das estações de trabalho RS/6000. "A proposta da Prolan atendeu as necessidades do banco e garantiu aos nossos técnicos o acesso a todas as informações corporativas, a partir da estação de trabalho", disse Eirado.

Informações corporativas

O banco já dispunha de um sistema de informações corporativas, o Sisbacen, criado em 1980, com o qual a nova rede irá se integrar. "O edital previa uma solução integrada que pudesse complementar o que já tínhamos em casa", explica Eirado. "Queremos adotar novas tecnologias sem acabar com o Sisbacen, um patrimônio da instituição, hoje com 40 mil usuários externos". Ele afirma que o preço e a manutenção do Sisbacen foram fatores decisivos na escolha do fornecedor para o projeto. O Sisbacen reúne todo o relacionamento do BC com o sistema financeiro, com os órgãos da administração do governo (como a Secretaria do Planejamento, Ministério da Fazenda, Receita Federal e Tesouro Nacional), além dos sistemas administrativos, de pessoal e correio eletrônico.

Eirado opina que haverá aumento da produtividade do pessoal como conseqüência direta da oferta dos novos recursos de trabalho - compartilhamento de informações, processamento cooperativo e interfaces de apresentação gráfica, entre outros. O banco também está utilizando uma intranet através da qual são divulgadas informações institucionais e notícias sobre o mercado financeiro a todos os seus funcionários.

O projeto prevê a expansão para uma rede de longa distância, com a comunicação de 800 pontos da rede externa do Banco Central, alcançando ao todo 4 mil micros no País. As regionais do BC em nove cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém e Curitiba) serão interligadas com roteadores utilizando protocolo frame relay.

"Esperamos suprir a perda de grande parte do quadro de servidores do banco - desfalcado por muitas aposentadorias -, com o aumento de nossa produtividade. A opção pela rede ATM também objetivou oferecer novas tecnologias aos nossos funcionários", garante Eirado.

fonte: http://www.teletime.com.br/