RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP prepara implantação de VoIP em 73 instituições

Cursos de treinamento para uso da tecnologia começaram em novembro


MCT

08.12.2005


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai expandir a base de usuários do serviço fone@RNP das atuais 17 instituições conectadas em dez estados para 73 entidades em todo o território nacional. As instituições beneficiadas foram selecionadas pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação e entre as 109 usuárias primárias da rede acadêmica operada pela RNP. A expansão é resultado do projeto VoIP4all, com recursos do governo federal.

O orçamento - de R$ 3,2 milhões - prevê a capacitação de pelo menos dois técnicos em cada instituição beneficiada, o suporte na implantação do serviço e a aquisição de equipamentos – 76 kits VoIP (cada kit contendo três PCs e uma placa VoIP), 700 telefones IPs e 20 roteadores de acesso. Este números são uma estimativa. As reais necessidades de infra-estrutura das instituições serão levantadas e analisadas caso a caso.

Serviço fone@RNP

Em 2004, a RNP implantou um serviço de voz sobre IP (VoIP ou telefonia IP) na rede acadêmica nacional, o fone@RNP. O serviço permite à comunidade de ensino e pesquisa usuária da rede a comunicação por voz via Internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo os próprios aparelhos telefônicos nos departamentos das instituições.

De fato, a comunicação por voz via Internet não é novidade. Programas como Skype ou MSN, que permitem comunicar-se por voz (e imagem, no caso do MSN) de computador a computador ou, no caso do Skype, de computador para telefone fixo, já encontram-se bastante difundidos entre usuários domésticos de banda larga.

A diferença mais notável no caso do serviço fone@RNP é que ele permite a ligação de um ramal de uma instituição para outro ramal de outra instituição sem passar pela rede de telefonia (e sem custos, portanto). Permite ainda a conexão de uma instituição para a telefonia pública (e vice-versa) em outro estado ou País, sem que se pague mais do que o valor dos pulsos locais.

Benefícios

Em termos práticos, significa que as instituições que fizerem parte da rede VoIP da RNP poderão obter uma economia considerável no custo da conta telefônica. Segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 28% dos custos de telefonia convencional daquela universidade são com ligações interurbanas nacionais – DDD).

Outras duas vantagens se destacam na implantação do serviço: mobilidade e expansão. De um lado, o usuário poderá ser encontrado mesmo estando fora da instituição, por meio de um laptop, um telefone IP ou um aparelho comum acoplado a um adaptador para conexão à Internet. É como se ele carregasse o ramal dele consigo.

Por outro lado, ampliam-se, virtualmente, os ramais de uma instituição pois cada computador passa a ser um terminal de telefonia IP. Ou seja, em uma instituição com número de ramais restritos em virtude da capacidade dos aparelhos PABX, os usuários poderão usar terminais de computador ou telefones IP para efetuarem chamadas locais e interurbanas, inclusive para a rede pública de telefonia (dependendo das permissões e limitações impostas pela própria instituição ou pelas parceiras em outros estados).

Treinamento

A equipe do Grupo de Trabalho VoIP Avançado foi contratada para prestar suporte às instituições durante o período de implantação, desenvolver novas funcionalidades e planejar a evolução do produto. O GT também é responsável pelo treinamento. São quatro turmas de módulo básico e quatro de módulo avançado, sendo cada módulo com 40h, realizados em novembro e dezembro.

As 73 organizações escolhidas pelos ministérios são instituições federais de ensino superior, unidades de pesquisa do MCT e alguns Cefet’s. De acordo com o cronograma do projeto, a conexão efetiva ao fone@RNP inicia-se em fevereiro e estende-se até outubro de 2006.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php? action=/content/view&cod_objeto=31837

Consulta em noticias