RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Campina Grande vai ganhar rede digital


Diário da Borborema

30.11.2005


Na próxima sexta-feira, a Fundação PaqTcPB e parceiros vão lançar o consórcio da primeira rede digital de Campina Grande. O referido lançamento acontecerá às 19h, na Associação Comercial de Campina Grande - ACCG.

Na ocasião, vai acontecer a assinatura do termo de adesão das diversas instituições ligadas a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, a exemplo da Fundação PaqTcPB, Fapesp, UFCG, UEPB, Embrapa, Escola Redentorista, Instituto Nacional do Semi-árido, bem como de outras entidades que queiram participar do consórcio.

Entre as outras entidades que estão cotadas para participar do consórcio estão a Prefeitura Municipal de Campina Grande e suas secretarias, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - Fiep, e seus demais órgãos e sindicatos, o PBGás, a Celb, a Associação Comercial, o governo de Estado e seus órgãos estaduais localizados na cidade.

A Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa - Redecomep é um anel de fibra ótica que será implantado na cidade, com vistas em fornecer, aos integrantes consorciados, um canal de internet com 1 gigabyte, interligado pela Rede Nacional de Pesquisa - RNP, em 27 cidades detentoras do ponto de presença (POP).

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país destinada às instituições de pesquisa e educação superior.

fonte: http://db.onorteonline.com.br/quarta/ultimas.htm

Consulta em noticias