RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Uruguai se conecta a rede acadêmica latino-americana


TI Inside

30.11.2005


O Uruguai é o mais novo país a compartilhar o ambiente de redes acadêmicas avançadas latino-americanas. O anúncio foi feito em Montevidéu por ocasião do lançamento oficial da rede uruguaia RAU2 e sua conexão à rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). Representantes de diversas redes acadêmicas da região e da Europa, que estão no Uruguai para a 5ª Reunião do Projeto Alice (América Latina conectada com a Europa) e para a Assembléia Geral da rede Clara, estiveram presentes ao lançamento.

Participaram do lançamento o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Jorge Brovetto; o embaixador no Uruguai da Delegação da Comissão Européia, William Hanna; o presidente da Clara e presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), Nelson Simões; o diretor financeiro de Dante, Matthew Scot; o presidente da seção espanhola da Internet Society, Victor Castelo diretamente de Madri, na Espanha, por videoconferência; e a diretora da rede RAU2, Ida Holz. Após os pronunciamentos a platéia, de cerca de 150 pessoas, assistiu a uma série de cinco demonstrações de uso da rede.

Hanna destacou o interesse mútuo das comunidades científicas da Europa e da América Latina no desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, como telemedicina e previsão de desastres. Ele vê duas perspectivas positivas que sustentam o apoio da Comissão Européia à ampliação da rede regional.

Além do desenvolvimento da tecnologia, a iniciativa também gerará benefícios econômicos, dando sustentação ao desenvolvimento regional. Nelson Simões lembrou das dificuldades enfrentadas na região para concretizar o sonho de interconectar as instituições de pesquisa e desenvolvimento desses países. A escassez de serviços adequados de telecomunicações e a falta de financiamento adiaram por cerca de 12 anos esse projeto. O apoio da comunidade européia, em especial o empenho de países como Espanha, França, Itália e Portugal, somado à capacidade de organização e mobilização das comunidades de pesquisa dos países da América Latina e Caribe, reverteram esse quadro a partir de 2003.

A rede Clara, lançada em setembro do ano passado, encerra o ano de 2005 com nove países interconectados e tem planejada a conexão de outros no próximo ano. "A rede Clara é a materialização da consciência regional de que não haverá desenvolvimento sem redes", declarou Simões.

Cinco projetos foram apresentados como demonstrações do potencial de uso da rede RAU2. Em todos eles, pesquisadores uruguaios falaram de seus trabalhos em parceria com pesquisadores de outros países, na América Latina, Europa e Japão. As apresentações eram vídeos previamente gravados, nos quais os projetos eram resumidos e incluíam imagens de experimentos utilizando a rede em tempo real.

fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=263&ID=58932

Consulta em noticias