RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Palestras abordam segurança responsável


IDG Now!

Daniela Moreira

29.11.2005


Para celebrar o Dia Internacional da Segurança, comemorado desde 1988, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove nesta quarta-feira (30/11) um ciclo de palestras na internet que abordarão o tema Segurança Responsável.

O objetivo da iniciativa é conscientizar as organizações - acadêmicas ou não - sobre a importância de instruir os usuários a respeito do seu papel nas políticas de segurança da rede.

"Muitas vezes a empresa investe em uma infra-estrutura segura, mas o elo mais fraco ainda é o ser humano", argumenta a gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, Liliana Velásquez Solha.

Segundo a gerente, é necessário alertar os funcionários sobre o perigo do seu comportamento na rede, treiná-los para ter uma postura responsável e, se possível, convidá-los a assinarem um termo de compromisso para o cumprimento das políticas de segurança da instituição.

"O funcionário tem que saber que, no momento em que clica em um arquivo sem verificar a sua procedência e sem passar o antivírus ou quando coloca uma senha fraca no seu computador está expondo toda a organização a sérios riscos", diz Liliana.

Além das palestras que poderão ser assistidas em tempo real no site www.rnp.br, serão oferecidos materiais para os administradores de rede que quiserem disseminar a cultura de segurança nas suas organizações - entre eles uma apresentação e um folheto, que pode ser impresso e entregue aos funcionários.

A partir das 8h45, serão transmitidas apresentações abordando temas como engenharia social, roubo de identidade na internet, combate à pornografia infantil na internet e casos de sucesso de conscientização dos funcionários no banco Santander e na UFRN.

fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/SegurancaInterna.aspx? GUID=D65CAF95-B058-4DEF-B355-7EA81DB02600&ChannelID=21080105

Consulta em noticias