RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Escolas de Ouro Preto acessam internet por Wi-MAX


Info Online

Edileuza Soares

29.09.2005


SÃO PAULO – Instituições de ensino de Ouro Preto, em Minas Gerais, estão acessando internet de banda larga por uma rede Wi-MAX. A conexão sem fio interliga escolas e órgãos municipais sem alterar o visual da cidade histórica, considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

O projeto batizado de “Cidade Digital” liga cinco escolas públicas; a biblioteca da cidade; as secretarias municipais de planejamento e saúde; e o laboratório de computadores do departamento de computação da Universidade Federal de Ouro Preto. Futuramente, serão conectadas mais três escolas municipais e duas estaduais por Wi-Fi ligado à rede Wi-MAX.

Participam da iniciativa a Intel, o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Um dos fatores que estimularam a implantação do acesso sem fio foi a restrição para instalação de redes terrestres na cidade por causa da preservação do patrimônio histórico e da topografia do local. Ouro Preto foi construída em cima de morros. Com estes obstáculos, o acesso banda larga em Ouro Preto ainda é restrito.

fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092005/29092005-5.shl

Consulta em noticias