RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Ibict promove 1ª Conferência Virtual de Acesso Livre à Informação Científica


Gestão C&T

12.09.2005


O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), instituição associada à ABIPTI, vai promover amanhã (13), das 15h às 18h, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a 1ª Conferência Virtual de Acesso Livre à Informação Científica.

Com a iniciativa, as entidades pretendem discutir novos caminhos para a circulação da informação científica, sensibilizar pesquisadores, agências de fomento e instituições para a importância dos repositórios de acesso livre. Na ocasião, também será divulgado o manifesto brasileiro de apoio ao acesso livre à informação científica.

O evento será realizado na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília. Os interessados poderão participar neste ou em outros pontos de presença nas cidades de Campinas (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC). Neste último, a sala para a videoconferência será montada no Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os temas serão debatidos pelo secretário de Política de Informática do MCT, Marcelo Lopes, representando o ministro Sergio Rezende; pelo presidente da SBPC, Ennio Candotti; pelo bioquímico e pesquisador Rogério Meneguini, representando o presidente da ABC, Eduardo Krieger; pelo coordenador de Projetos Especiais do Ibict, Helio Kuramoto; e pelo diretor do instituto, Emir Suaiden. A professora Sely Maria de Souza Costa, da Universidade de Brasília (UnB), abordará o cenário mundial da informação científica.

Os participantes terão a oportunidade de discutir a necessidade de criação de novos mecanismos para que os resultados das pesquisas financiadas com recursos públicos possam circular livremente e serem utilizados por todos.

Essa questão já vem sendo debatida em vários países do mundo. No ano de 2005, o Brasil gastou cerca de US$ 30 milhões com assinaturas de periódicos científicos, mas apenas os pesquisadores ligados a instituições que podem pagar as despesas têm acesso a esses periódicos.

Além dos pontos de presença, os interessados podem participar pela Internet, por meio do site www.ibict.br.

fonte: http://www.gestaoct.org.br/rosto/sroonline406.htm#manchete8

Consulta em noticias