RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP abre chamada para novos grupos de trabalho


MCT

29.08.2005


A comunidade acadêmica tem até 12 de setembro para apresentar suas propostas de trabalho à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), unidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Por meio do edital GT-RNP 2005/2006 serão formados grupos de trabalho (GTs) para o próximo ano nas áreas de redes, middleware e aplicações em geral. A preferência é para propostas que explorem novas capacidades de comunicação em redes de distribuição de conteúdo de alta definição; gerência de serviços multimídia; instrumentação remota; aplicações Ipv6; e redes de acesso a faixa larga sem fio.

A área de Inovação da RNP busca, com essa chamada, dar continuidade ao desenvolvimento de projetos colaborativos que possam viabilizar o uso de novos protocolos, serviços e aplicações de rede e que possibilitem ampliar a oferta de serviços através da parceria com a comunidade de pesquisa. Na seleção, irão contar critérios como grau de inovação tecnológica, viabilidade técnica do protótipo e resultados e impactos esperados. A divulgação do resultado de seleção das propostas acontece no dia 14 de outubro.

A partir desse novo ciclo, as atividades dos GTs serão divididas em duas fases. Na primeira, com duração de um ano, os grupos deverão desenvolver e demonstrar um protótipo para validar a proposta de novos serviços. A partir dos resultados, a RNP selecionará alguns GTs para continuarem seus trabalhos por mais um ano. Na segunda fase, eles devem prosseguir no desenvolvimento de um produto a partir do protótipo da fase anterior, com o objetivo de implantar um serviço-piloto dentro de um escopo limitado de instituições usuárias, em conjunto com a RNP.

Composição dos GTs

Os grupos de trabalho são formados por pesquisadores de instituições públicas ou privadas, selecionados pela RNP. Instituições parceiras da organização, universidades e empresas, também podem participar das atividades. Todo grupo tem um coordenador e sua equipe de assistentes e deve contar com o acompanhamento de um ou mais técnicos da RNP.

O edital GT-RNP 2005/2006 está disponível na internet.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=28826

Consulta em noticias