RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Instituições de Ensino e Pesquisa de Belém serão interligadas por rede de fibra ótica


Museu Goeldi

08.08.2005


A Rede Metropolitana de Belém (Metrobel), que interligará instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa de Belém através de cabos de fibra ótica, finalmente será implantada. O anúncio oficial do início do processo de licitação para a escolha da empresa que executará a instalação da Rede aconteceu nesta quinta-feira, dia 4, na Universidade Federal do Pará (UFPa), e foi dado pelo professor Michael Stanton, diretor de Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Além de interligar 11 instituições de ensino e pesquisa de Belém, facilitando a troca de dados e de informação entre elas, a Metrobel possibilitará o acesso à internet de alta velocidade e de telefonia via IP. No total, serão gastos cerca de R$1.150 milhão para instalação da rede que deverá estar pronta no início do próximo ano e contará com 29 quilômetros de fibra ótica e 1600 postes de conexão. Já a manutenção da Rede está orçada em 177 mil reais por ano, e será custeada pelas instituições parceiras.

Segundo o chefe do Serviço de Processamento de Dados (SPD) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), uma das instituições que integrará a Rede, Carlos Henrique Milhomem, o custo de manutenção do Museu Goeldi junto à Rede será de 15 mil reais por ano. “Atualmente só com a conexão do Parque Zoobotânico o Museu Goeldi gasta cerca de 30 mil reais por ano”.

Além da redução dos custos, outra vantagem apresentada pela Rede é a melhoria da performance da conexão da internet. Segundo Milhomem, a expectativa é de que conexão do Parque Zoobotânico, por exemplo, fique, pelo menos, cinqüenta vezes mais rápida do que a conexão atual.

Segundo Milhomem, a Metrobel será uma das primeiras redes comunitárias de educação e pesquisa a ser instalada no país e servirá de referência para as próximas redes que deverão a ser implantadas pelo MCT. No total, o Ministério deverá instalar 27 redes ópticas em todo país, interligando instituições de ensino e de pesquisa.

Conheça as instituições que farão parte da Metrobel:

Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Centro Federal de Educação Tecnológico do Pará (CEFET-PA)
Embrapa Amazônia Oriental
Instituto Evandro Chagas
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
Universidade da Amazônia (UNAMA)
Centro Universitário do Pará (CESUPA)
IESAM

fonte: http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/noticia_redemetro.htm

Consulta em noticias