RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Inaugurado sistema que liga instituições de ensino de Pernambuco à Rede Nacional de Pesquisa


Agência Brasil

Márcia Wonghon

06.06.2005


Recife - O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, lançou hoje, no Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN), a rede metropolitana para a Educação e Pesquisa, que é 25 vezes mais veloz do que a internet banda larga.

Com a iniciativa, 22 instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco poderão ter acesso gratuito à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), instituição criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 1989, que tem hoje 800 mil usuários de comunidades acadêmicas.

De acordo com o ministro, o objetivo é ajudar o desenvolvimento dos grupos de pesquisa, reduzir custos das universidades e permitir cursos de educação a distância. Eduardo Campos informou que a rede estará interligada ao Sistema de Supercomputadores do Brasil e à Biblioteca Digital.

Campos ressaltou ainda que Recife passou a ser a primeira capital do Nordeste integrada à Rede Giga, que será implementada até 2006 em todas as capitais brasileiras, com investimentos federais de R$ 35 milhões.

O diretor regional do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, José Fernando Jucá, informou que serão disponibilizadas videoconferências e acesso ao que há mais atualizado no que se refere a área de telemedicina. Para se beneficiar das informações, é preciso procurar o comitê gestor, no Centro Regional de Ciências Nucleares, na cidade universitária. O grupo é integrado por nove instituições, incluindo iniciativa pública e privada.

fonte: http://www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php?materia=227903&q=1&editoria

Consulta em noticias