RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Muito mais que dez anos


O Globo

André Machado e Elis Monteiro

16.05.2005


Andam dizendo por aí que a internet no Brasil está fazendo dez anos. Nada disso. O InfoEtc , que tem memória, lembra bem: o que aconteceu em 1995, na verdade, foi que o governo brasileiro liberou o backbone para a oferta de acesso via provedores comerciais. Também naquele momento, a Embratel passou a oferecer conexão por atacado às teles regionais, estas aos provedores e estes aos usuários finais. Mas a internet tupiniquim, ora, é bem mais idosa. Começar mesmo, ela começou na década de 80, quando testes de envio e recebimento de mensagens já eram realizados no Brasil. Naquela época, estava claro que a tendência no exterior era uma rápida migração das redes BitNet para a internet. Várias universidades estrangeiras avisaram que iam migrar quando a Fapesp, em São Paulo, decidiu migrar também.

Já em 1989 estava se formando uma rede nacional que permitisse distribuir o tráfego entre os centros acadêmicos brasileiros. Ela acabou se transformando na Rede Nacional de Pesquisas (RNP), um dos principais elementos para o nascimento da internetBR. Em julho daquele ano, o projeto AlterNex, do IBase, no Rio, realizou uma chamada internacional DDI do Rio para São Francisco. Duas vezes por dia, as mensagens era transmitidas ou recebidas, via internet. Essa é a data-chave.

­- Foi quando a gente viabilizou esse serviço de troca de mensagens direta com a internet. Era uma conexão direta do Brasil, através de uma máquina Unix, com a internet nos EUA. A gente conseguia transmitir cerca de 600 caracteres por segundo, uma velocidade excepcional ­ conta Carlos Alberto Afonso, um dos fundadores do Ibase, ao lado de Herbert de Souza, o Betinho. Carlos Afonso é atualmente diretor de planejamento da ONG Rede de Informações do Terceiro Setor (Rits) e membro do Comitê Gestor da internet brasileira.

64k, uma supervelocidade... na época

No fim de 1990, pesquisadores ligados à UFRJ, à Fapesp e ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio, fizeram um desenho do que seria o primeiro backbone brasileiro.

Em 1991, o backbone já estava rodando e tinha 17 pontos ­ tudo, segundo os criadores, “localizado a Leste de Tordesilhas”. Brasília era o ponto mais ocidental. Neste backbone havia um triângulo “bólido” que era São Paulo-Rio-Brasília, rodando a 64k, velocidade altíssima na época. Em fevereiro daquele ano, a linha extremamente congestionada com BitNet e HEPNet da Fapesp rodou “uns pacotinhos de internet”.

-­ A grande jogada da internet era permitir login em máquina remota. Assim, você podia usar uma máquina que estava no exterior. Isso trazia um atrativo para a internet. Evidentemente, todo mundo, à medida que pudesse, iria migrar para a internet ­ conta Demi Getschko, um dos pais da internet brasileira, ex-RNP e Fapesp e atualmente membro do Comitê Gestor.

Daí saltamos para a lendária Eco 92, quando representantes de ONGs e jornalistas puderam se comunicar entre si e com o resto do mundo usando linhas discadas. Pelo jeito, efemérides, há muitas...

fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/168314564.asp

Consulta em noticias