RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Agência FAPESP em RSS


Agência Fapesp

17.03.2005


Agência FAPESP - Receber informações sobre ciência e tecnologia ficou mais fácil. O conteúdo publicado diariamente pela Agência FAPESP, serviço de divulgação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, está disponível também no formato RSS.

Com isso, as notícias produzidas pela equipe de jornalistas da agência podem ser lidas no site www.agencia.fapesp.br, pelos boletins enviados diariamente por e-mail a 44 mil assinantes e por meio de leitores de RSS. Tudo gratuitamente.

O formato RSS (Really Simple Syndication) usa a tecnologia XML (extensible markup language), que tem se tornado cada vez mais popular na internet para a distribuição de conteúdos informativos.

Com o padrão RSS, o usuário pode receber todo o conteúdo produzido por diversos sites diretamente em programas específicos, sem precisar entrar nos endereços desses produtores de informação. É só fazer as assinaturas dos serviços para receber as notícias todos os dias e em tempo real.

No serviço oferecido pela Agência FAPESP, os arquivos RSS – que também são conhecidos como feeds – trazem o título e um resumo da notícia. Ao clicar no título ou em “Leia mais” (dependendo do programa usado), o programa de navegação abre a página com a notícia. Com isso, o leitor só abre as notícias que quiser ler.

Para usar a novidade, é preciso ter instalado no computador um leitor de RSS. Há diversos deles disponíveis na internet, como o FeedReader (www.feedreader.com) e o RSSReader (www.rssreader.com), para Windows, o NetNewsWire (http://ranchero.com/netnewswire), para Mac, e o TV RSS (http://tvtrss.sourceforge.net), para Linux.

Quem não quiser instalar software pode usar ferramentas de RSS que funcionam no próprio programa de navegação, como o Bloglines (www.bloglines.com).

Para receber as notícias da Agência FAPESP em RSS, copie no programa ou no serviço de leitura do formato o link:

http://www.agencia.fapesp.br/rss/noticias.xml

Dúvidas sobre como inserir a Agência FAPESP no leitor de RSS: agencia@fapesp.br

Mais informações sobre RSS: www.rnp.br/rss/rss-sobre.html

Consulta em noticias