RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

NE será interligado por fibra óptica

Mês que vem, MCT e Chesf assinam protocolo para criar a Rede Nordeste


Folha de Pernambuco

Paulo Rebêlo

22.12.2004


Agora em janeiro, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, assina um protocolo de intenções com a diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para a criação da Rede Nordeste -- uma rede de conexões de alta velocidade em fibra óptica para interligar instituições de pesquisa e universidades nas principais cidades da Região, de Teresina a Salvador. Para se ter uma idéia, a infra-estrutura avançada da conexão terá velocidade superior a um gigabit por segundo (Gbps), equivalente a mais de mil megabits por segundo (Mbps).

A Rede Nordeste será uma espécie de braço da nova geração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNPng), prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2005. Trata-se da consolidação de um novo patamar de Internet no Brasil, via rede óptica. Em parceria com a Chesf, que já possui a rede óptica interna toda preparada, o Nordeste pode mergulhar em uma nova geração de soluções com o uso de Internet ultra veloz, com projetos de telemedicina, educação a distância e suporte a pesquisas com grande capacidade de transmissão de dados. É possível colocar hospitais do Recife colaborando com hospitais de qualquer outra capital brasileira para aplicações de segundo diagnóstico, por exemplo.

De acordo com a diretoria da RNP, já está quase tudo preparado. Com a assinatura do protocolo de intenções, em janeiro, restará apenas a etapa da compra de material e viabilização, que deverá ocorrer ainda no primeiro trimestre. O berço do projeto de interligar o Brasil via rede óptica ocorreu em 2002, durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, a partir de uma iniciativa que já existia na rede acadêmica do Canadá.

A convergência acontece quando se elimina os protocolos utilizados tradicionalmente pelas operadoras de telecomunicações para o tráfego de dados em fibras ópticas, pois encarecem o custo de iluminação das fibras. Ao utilizar o IP (protocolo de Internet) como principal carro-chefe no controle de transmissão, os custos se reduzem bastante e o leque de aplicações se multiplica. A parceria com a Chesf representa a inauguração, no Nordeste, deste modelo avançado de redes.

Ainda é uma primeira etapa de um ciclo, mas um passo importante na consolidação da região como "incluída digitalmente" no que há de mais moderno em termos de tecnologia de conexões e acessos. Outras parcerias precisam ser feitas, sem dúvida, sobretudo com empresas de telefonia. Mas, a otimização de recursos e os estudos de viabilização já realizados em várias partes do mundo mostram tendências de que é um caminho sem volta.

No protocolo de intenções a ser assinado agora em janeiro, a Chesf cede espaço em seus canais de fibra óptica para a criação da Rede Nordeste, que será integrada à RNPng como um braço do chamado Projeto Giga. Este projeto, que já mereceu referências em seminários mundo afora, é uma iniciativa de rede óptica experimental que interliga instituições de pesquisa no eixo Rio de Janeiro-São Paulo e que foi inaugurada em maio de 2004, sob liderança da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

fonte: http://www.folhape.com.br/materia.asp?mat=3307

Consulta em noticias