RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Comunidade científica discute orçamento para 2005


MCT

Assessoria de Imprensa do CNPq

07.12.2004


Membros da comunidade científica discutiram, na manhã desta terça-feira (7), a previsão orçamentária de 2005 destinada ao setor. Em reunião na Universidade de Brasília (UnB), organizada pela Associação Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Erney Camargo, relatou os trabalhos da recém-criada Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação do Congresso Nacional, já tendo como resultado a aprovação, na comissão de mérito, de emendas parlamentares que totalizam R$ 150 milhões.

Segundo Erney, esses recursos, caso sejam aprovados pelo Congresso Nacional, serão destinados, em sua maioria, para aumentar o número de bolsas em modalidades já existentes. Uma outra parte será investida na transferência de conhecimento acadêmico para a comunidade. Além disso, de acordo com o presidente do CNPq, há outras emendas propostas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Uma delas para a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para a realização de estudos em fibras óticas; uma outra prevê o repasse de R$ 68 milhões para o CNPq utilizar em fomento. "É fundamental a mobilização da SBPC na tramitação dessas emendas para que os parlamentares atendam aos interesses da pesquisa brasileira", disse.

O presidente da SBPC, Ennio Candotti, afirmou que esta é uma oportunidade única de atuação da comunidade científica junto aos parlamentares, e ressaltou a necessidade de mobilização. "Nos últimos anos, demos um salto de qualidade e a convergência de interesses entre a comunidade científica e Congresso Nacional é resultado desse avanço", afirmou. Segundo ele, os parlamentares estão mais conscientes da importância do desenvolvimento científico e tecnológico do País e sensibilizados com a questão. "A caminhada é longa. Mas temos que ter a coragem de pensar em 10 anos pela frente", finalizou.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=22301

Consulta em noticias