RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Comitê Gestor da Internet no Brasil viabiliza seu primeiro PTT-Metro

Iniciativa foi possível por meio de acordo com Iqara Telecom e Optiglobe


ITWeb

02.12.2004


A Iqara Telecom fechou negócio com o Comitê Gestor da Internet no Brasil - Registro.br/CGIBR - órgão responsável pelo registro de nomes de domínio da internet brasileira, e com a Optiglobe, um dos principais provedores de serviços de TI do Brasil. Com o acordo, a rede da Iqara Telecom permite que o Comitê Gestor da Internet no Brasil viabilize o primeiro PTT-Metro do seu Projeto PTT - Ponto de Troca de Tráfego Metropolitanos.

Isso permitirá, segundo os envolvidos, que os mercados corporativo, acadêmico e as operadoras possam se interconectar e realizar a troca de tráfego de conteúdo, reduzindo os custos de contratação de backbone internet. Com isso, a transmissão de dados se torna mais rápida e eficiente. "A capacidade de nossa rede e o nosso posicionamento de neutralidade no mercado nos colocam em uma posição de destaque para o fornecimento de acesso ao PTT - Ponto de Troca de Tráfego, criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIBR", afirma Paulo de Tarso Pacífico, Diretor da Iqara Telecom.

O "Registro.br/CGIBR" está utilizando a rede da Iqara Telecom também para interligar-se com o PIX (Ponto de Troca) Acadêmico na Universidade de São Paulo - USP. Com isso, o projeto PTT-MetroSP poderá trocar informações com a USP e também com a Rede Nacional de Pesquisas - RNP, ambas já interligadas, estabelecendo um braço para a troca de tráfego da internet acadêmica brasileira com toda a comunidade da Internet.

A Optiglobe utiliza a rede da Iqara Telecom para conectar os "switches" do projeto PTT-MetroSP localizados no seu Data Center e no Centro de Operações do 'Registro.br/CGIBR". Esse projeto fornece uma malha de comutação única com pontos de acesso distribuídos na região metropolitana da cidade de São Paulo.

fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/artigo.asp?id=82222

Consulta em noticias