RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede continental irá promover desenvolvimento científico e tecnológico


MCT

Helena Beltrão

22.11.2004


Será lançada hoje (22), no Rio de Janeiro, a Rede Clara – Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas – que tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico do continente por meio da integração das redes acadêmicas avançadas de 18 países. O Brasil é representado no consórcio pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O lançamento da Rede Clara acontecerá durante o 3º Fórum Ministerial da América Latina, Caribe e União Européia para a Sociedade de Informação, do qual participam o secretário executivo da comissão econômica da Organização das Nações Unidas (ONU) para a América Latina e Caribe, José Luis Machinea, o presidente da Associação Hispano-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações, Luis Benedetto, e o diretor geral da Comissão Européia para a Sociedade de Informação, Fábio Colassanti.

A Rede Clara integra redes de comunicação dos seguintes países: Brasil, México, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Panamá, Cuba, Peru, Bolívia, Equador, Honduras, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e Costa Rica.

Essa rede continental se interliga com a rede pan-européia Géant através de um enlace de 622 Mbps. Dai Davies, diretor geral da organização Dante, mantenedora da rede Géant, também estará presente à solenidade de lançamento, juntamente com o presidente da organização Clara, Nelson Simões, da RNP.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luis Manuel Fernandes, dará entrevista coletiva após a solenidade, às 10h30.

Serviço
Dia: 22 de novembro de 2004
Local: Hotel Othon Palace, Av. Atlântica, 3264 - Copacabana – Rio de Janeiro
Horário: 10h

fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/artigo.asp?id=81540

Consulta em noticias