RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Clara é lançada com recursos de 12,5 milhões de euros


MCT

Helena Beltrão

22.11.2004


A Rede Clara, que integra as redes acadêmicas avançadas da América Latina, foi lançada oficialmente hoje (22), no Rio de Janeiro, durante o 3º Fórum Ministerial da América Latina, Caribe e União Européia para a Sociedade da Informação.

A implantação da rede envolveu recursos da ordem de 12,5 milhões de euros, dos quais 80% são provenientes da União Européia. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), entidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, representa o Brasil no consórcio formado por 17 outros países latino-americanos.

Nelson Simões, diretor-geral da RNP e presidente da organização Clara, afirmou hoje que a iniciativa é de grande valor estratégico e que estará a serviço das comunidades acadêmicas e de pesquisa, permitindo o estabelecimento de conexão direta entre os países, com redução de custos e aumento de velocidade na transmissão de dados, o que vai viabilizar projetos de pesquisa multinacionais em tempo real, unindo universidades, institutos de pesquisa e laboratórios entre si e com contrapartes em outros lugares do mundo.

"Ao mesmo tempo em que reduzimos a distancia entre os povos da nossa região, estamos apoiando o desenvolvimento de trabalhos científicos de alta qualidade em nossas universidades e centros de pesquisa. Nosso potencial técnico-científico e cultural irá contribuir para o desenvolvimento do conhecimento", afirmou Simões.

A RNP opera o centro de engenharia da Rede Clara, que tem o seu centro de operações localizado no México. O sistema de comunicação se constitui numa infra-estrutura física para projetos em áreas como educação a distância, telemedicina, governo eletrônico e monitoramento ambiental.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=21952

Consulta em noticias