RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Cooperação digital


O Dia

Cristina De Luca

19.11.2004


Começa segunda-feira, às 9h, no Othon Palace Hotel, em Copacabana, o Terceiro Fórum Ministerial União Européia-América Latina e Caribe sobre a Sociedade da Informação. O evento, que tem como tema “Uma parceria para a coesão social através da inclusão digital”, busca reforçar a cooperação entre as regiões através de uma visão compartilhada do potencial das tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas de coesão social.

Durante o fórum serão lançadas as iniciativas da primeira rede pan-latino-americana de pesquisa e educação – denominada Clara - e sua interconexão direta com a rede pan-européia – denominada Géant. A rede Clara tem o objetivo de integrar as redes acadêmicas avançadas da América Latina, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico da região. O Brasil está representado no consórcio pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), fazendo parte do anel central da rede (que inclui Chile, Argentina, México e Panamá).

Além das nações integrantes do anel, há mais 15 países participando da iniciativa Clara: Uruguai, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Cuba, Peru, Bolívia, Equador, Honduras, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e Costa Rica. A rede já está operacional desde setembro, com as conexões do Chile (Reuna), Brasil (RNP) e um link internacional com a Europa (Géant).

Também será implementado o diálogo entre os governos da América Latina, do Caribe e da União Européia sobre políticas e assuntos regulatórios relacionados com a sociedade da informação sob o ponto de vista da coesão social e da inclusão digital.

fonte: http://circuito.blig.ig.com.br/2004_47.html

Consulta em noticias