RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Cientistas transmitem dados pela internet a uma velocidade de 101 Gbps


MCT

15.11.2004


Na madrugada da última quinta-feira (11), entre meia-noite e uma da manhã (horário de Brasília), cientistas de várias partes do mundo conseguiram transmitir dados pela Internet a uma velocidade nunca vista antes. Vindos de diversos lugares, os dados chegavam a Pittsburgh, nos Estados Unidos, à impressionante taxa de 101 Gbps. "É como se eles estivessem recebendo uma Encyclopedia Britannica a cada sete segundos", compara o professor Alberto Santoro, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que participou da transmissão.

No Brasil, além da Uerj, participaram as universidade de São Paulo (USP) e Estadual Paulista (Unesp). As transmissões das universidades no Rio de Janeiro e em São Paulo ocorreram, simultaneamente, dentro da demonstração High Speed TeraByte Transfers for Physics (Transferências de Terabytes em Alta Velocidade para a Física), que fez parte do evento High Performance Computing, Networking and Storage Conference, ou, simplesmente, Supercomputing (SC2004).

"Nossa participação na SC2004 está ligada aos projetos internacionais em Física de Altas Energias, que necessitam de uma infra-estrutura de rede que possibilite a transmissão de dados que são produzidos nos aceleradores de partículas. Essas demonstrações estão ligadas às iniciativas de implantação do Grid Brasileiro de Física de Altas Energias, coordenado pelo professor Alberto Santoro", explicou Sérgio Novaes, professor da Unesp.

As transmissões dos grupos do Rio e de São Paulo chegaram a atingir taxas de 540 Mbps e 2 Gbps, respectivamente. Para que isso fosse possível, foi necessária a colaboração de muita gente. USP e Unesp conseguiram um link exclusivo de 2,5 Gbps com a Internet2, via Ansp, a rede acadêmica de São Paulo, mantida pela Fapesp. A Uerj passou seus dados através da rede do Projeto Giga, da Rede Clara, da Géant e da Internet2.

O Projeto Giga é uma iniciativa de rede óptica coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A Rede Clara é uma infra-estrutura de interligação das redes avançadas latino-americanas, cujo representante no Brasil é a RNP. A Géant é a rede avançada européia e a Internet2 é o consórcio de rede avançada dos Estados Unidos.

Colaboraram para a transmissão da Uerj as empresas Embratel, Intelig, Telemar e Telefônica; e, para a transmissão da USP/Unesp, a Telecom Itália, Terremark, Impsat, Eletropaulo Telecom, FBL, FiberNet, Qwest, Cisco, Foundry, Intel, Itautec e a Universidade Internacional da Flórida.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=21774

Consulta em noticias