RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Giga participa de transmissão de dados para os Estados Unidos

De acordo com o CPqD, a quantidade de dados processada ficará em torno dos 180 gigabytes, o equivalente a 250 CDs


Telecom Web

08.11.2004


A Rede Giga, rede experimental de alta velocidade desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), será utilizada para o evento SC2004, que ocorre em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A transmissão de dados acontece no dia 11 de novembro, a partir de 100 máquinas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), percorrendo não só a rede Giga, mas a latino-americana Clara, a européia Géant e a norte-americana Abilene.

De acordo com o CPqD, a quantidade de dados processada pode ficar em torno dos 180 gigabytes, o equivalente a mais de 250 CDs. Além disso, o centro adianta que uma série de testes de preparação da rede Giga – para o desafio lançado pelo SC2004 – coletou estatísticas de tráfego de aproximadamente 540 Mbps sem taxa de erro.

Com a experiência, a UERJ passa a ser a primeira instituição da rede Giga a gerar e receber tráfego em altas taxas, por meio de aplicações de grid e utilizando-se dos benefícios da rede. A rede faz parte do projeto Giga de convergências tecnológicas de redes IP e ópticas WDM, com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Inaugurada em maio de 2004, a rede Giga interliga 17 instituições de pesquisa e desenvolvimento da região Sudeste, incluindo as cidades de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. Sua principal função é servir como laboratório virtual reservado às instituições credenciadas para testes de serviços, aplicativos e protocolos, permitindo taxas de velocidade de 1 a 10 Gbps. Além de transmissão realizada dia11, será feita uma experiência de grade computacional entre equipamentos da UERJ e em Pittsburgh.

fonte: http://www.telecomweb.com.br/noticias/artigo.asp?id=80652

Consulta em noticias