RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

SP e RJ na Semana de C&T


Jornal da Ciência

25.10.2004


Cidade de Deus, comunidade pobre do RJ: 300 adolescentes acompanham, através de telão montado na quadra de esportes da escola, palestra sobre a floresta amazônica transmitida ao vivo de Mamirauá, reserva ambiental na Amazônia.

Centro Cultural do Banco do Brasil, centro da capital carioca: jovens "antenados" e executivos do mercado financeiro observam a exposição Visorama, equipamento que processa imagens utilizando a matemática.

Os dois públicos participaram no dia 20 de eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovidos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entidades do MCT.

Já no Museu da República houve um ciclo de palestras promovidas pelo IMPA, com o objetivo apresentar ao público a beleza e as aplicações da Matemática. Sob o título Matemática Divertida , as palestras são abertas ao público e têm início às 18:30h. Serão apresentadas as palestras Panorama da Visão Computacional, A pintura renascentista e o último Teorema de Fermat e Matemática e Criptografia.

Médico, antropólogo, historiador e divulgador de ciência, diretor do Museu Nacional, educador, fundador da Rádio Sociedade do RJ – atual Rádio MEC –, da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Nacional de Cinema Educativo/INCE, Edgard Roquette-Pinto era um homem de interesses variados, apaixonado pelo Brasil. Suas múltiplas atividades são o fio condutor da exposição Roquette-Pinto: um mestre brasiliano, em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ até 14 de novembro, organizada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Rádio MEC.

O evento teve oficinas de rádio para crianças com programas de música e de ciências, mesas-redondas e exibição de mostra de filmes educativos e científicos feitos no INCE, à época em que Roquette foi o seu diretor.

Em SP, a Abradic, o Núcleo José Reis de Divulgação Científica, a editora Paulus, a revista Scientific American Brasil, os Institutos Biológico e Adolpho Lutz e o Serviço Geológico do Brasil participaram, com exposições, palestras e outras iniciativas, da 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No dia 20, o Acadêmico Aziz Ab'Saber , do IEA/USP proferiu a palestra A cidade em três dimensões: solo, subsolo e tempo ; outro Acadêmico, Crodowaldo Pavan, falou sobre transgênicos. Durante todos os dias do evento aconteceu a atividade Troque sua arma de brinquedo por um livro. (Fonte: Assessorias de Imprensa do MCT, da Casa da Ciência e da Abradic)
(Boletim do Acadêmico)

fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=22645

Consulta em noticias