RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Programa vai capacitar diretores de escolas


MEC

Luiz Mota

25.10.2004


O Ministério da Educação lança quinta-feira, dia 28, o Programa Escola de Gestores da Educação Básica com o objetivo de qualificar diretores em exercício de escolas de ensino fundamental e médio de todo o País na área de gestão escolar. A meta do programa é capacitar cerca de 150 mil diretores até 2006. O ministro Tarso Genro participa do evento.

O Programa Escola de Gestores é iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e Secretarias do MEC. Contará com parcerias de instituições como o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Para o lançamento foram convidados 54 diretores de escolas das 27 unidades da federação. Eles participarão, com especialistas e técnicos do MEC, de uma oficina na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) entre os dias 26 e 28. A idéia é construir o conteúdo dos cursos e definir especificações do programa. A oficina terá abertura no auditório do edifício-sede do MEC, às 9h, no dia 26, com a presença do secretário-executivo Fernando Haddad.

A capacitação será dividida em quatro etapas: A primeira (piloto) vai incluir Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo e começa no primeiro semestre de 2005, com 160 gestores (40 por estado). Na segunda, a meta será formar 4.320 gestores, expandindo o número de unidades da federação, com início no segundo semestre de 2005. A terceira expande a meta para 42.727 diretores e deve ser iniciada no primeiro semestre de 2006, com todos os estados e DF. A quarta formará 109.384 diretores, totalizando 152.111 gestores de escola básica nas 27 unidades da federação.

O Programa Escola de Gestores utilizará metodologias de Educação a Distância, com a estrutura das universidades participantes. Será utilizado o ambiente virtual e-Proinfo da Secretaria de Educação a Distância (Seed). O monitoramento e avaliação dos cursistas serão feitos com a elaboração de projetos a serem aplicados durante o curso, articulando conteúdos teóricos com ações práticas junto às escolas. A metodologia permite que os profissionais sejam qualificados no próprio espaço de trabalho.

Videoconferência – A videoconferência com o ministro Tarso Genro, na quinta-feira, 28, às 16h, no auditório do edifício-sede do MEC, terá a participação dos secretários de educação dos quatro estados que participam da primeira etapa do programa: Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo. O tema do debate serão os resultados do seminário com os 54 diretores. A transmissão contará com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Quem tiver interesse de assistir, é só acessar o sítio do Programa Escola de Gestores da Educação Básica.

fonte: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=7289

Consulta em noticias