RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Centro de segurança alerta para Horário de Verão


InfoGuerra

07.10.2004


A precisão de horário é fundamental para manter a segurança de sistemas. Caso ocorram incidentes de segurança, o registro fiel da informação, com o horário exato da ocorrência, é imprescindível nas investigações e identificação de responsáveis.

Devido à introdução do Horário de Verão, no dia 2 de novembro, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), alerta os administradores para que ajustem adequadamente os relógios de suas máquinas.

"A idéia básica é que o sistema sofra mudanças apenas no fuso horário adotado (zoneinfo), para que sejam atualizados somente os relógios locais (localtime) das máquinas", explica o alerta.

De acordo com o Cais, com o início do Horário de Verão é necessário manter cuidados especiais em alguns casos:

  • Sistemas que não usam o timezone correto e o horário for ajustado manualmente podem sofrer desvios de horário.
  • Tarefas do sistema agendadas para o intervalo entre zero hora e 1 hora no dia 2 de Novembro de 2004 não serão executadas.
  • Tarefas do sistema agendadas para o intervalo entre 23 horas e 24 horas serão executadas duas vezes no dia 20 de Fevereiro de 2005, no término do Horário de Verão.

O procedimento de atualização do horário local (localtime) em sistemas FreeBSD, GNU/Linux, Solaris, AIX e Windows, bem como em alguns equipamentos Cisco que usem o IOS, podem ser vistos no site do Cais.

De acordo com o Decreto 5.223 de 01 de Outubro de 2004, o horário de verão terá inicio a zero hora do dia 02 de Novembro de 2004, com término a zero hora do dia 20 de Fevereiro de 2005.

fonte: http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI398918-EI553,00.html

Consulta em noticias