RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Semana da ciência define atrações


Jornal da Ciência

05.10.2004


O MCT divulgou algumas das principais atividades que integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre em todo Brasil, de 18 a 24 de outubro. O evento é promovido pelo Depto. de Popularização e Difusão de C&T do ministério.

Em SP, a série “O Universo sem Mistérios”, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma das atrações. Serão feitas três palestras de divulgação científica ao público em geral, com os temas “Uma breve história do universo”, “O discreto charme das partículas elementares” e “Supercordas: a física do futuro”.

Na Universidade de SP, uma das opções é a programação especial organizada pelo Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH). Haverá exibição de filmes e palestras sobre a história da evolução, além de atividades práticas relacionadas ao ensino e à divulgação de conceitos e processos envolvidos em biologia, criados por docentes e alunos do centro.

Outra atividade de destaque terá a responsabilidade do Conselho de Informação sobre Biotecnologia (CIB). “O DNA vai ao supermercado” mostrará a função dessa estrutura nos organismos vivos e sua importância para diversas áreas do desenvolvimento científico e tecnológico. Haverá também a realização de experiências de extração do DNA de morangos e tomates em mercados paulistanos.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) também definiu sua programação. Com exposições interativas, palestras, vídeos didáticos e visitas a laboratórios de pesquisa, a instituição pretende esclarecer ao público como são feitos os projetos científicos para investigar aplicações da energia nuclear.

Durante o ciclo de palestras virtuais "VideoconCiência nas escolas”, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), pesquisadores de institutos de ensino e pesquisa abordarão temas variados de ciência e tecnologia que serão transmitidos para escolas de ensino fundamental do país.

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) irá exibir documentários que mostram como é viver na cidade de SP. Os vídeos refletirão sobre importantes temas relacionados à cidade, incluindo questões étnicas, religião e pobreza.

A semana conta ainda com uma apresentação, destinada a professores de física e ciências da Rede Municipal de Educação de SP, sobre uma tecnologia solar simples e barata para se aquecer a água, desenvolvida pela ONG Sociedade do Sol, sediada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em SP está sendo coordenada pela FAPESP, em conjunto com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de SP (IPT), a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABCJ) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Confira a programação completa da Semana Nacional de C&T em todo o país, com horários, datas e endereços das atividades, no site www.mct.gov.br/semanact/index.htm
(Agência Fapesp, 5/10)

fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=22074

Consulta em noticias