RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP promove palestras virtuais em escolas públicas


SBC

27.09.2004


Palestras virtuais interativas sobre ciência e tecnologia para escolas em diferentes estados do país. Esta é a programação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá entre os dias 18 e 24 de outubro. As apresentações serão feitas por seis palestrantes de universidades e de instituições de ensino e pesquisa vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O projeto, que recebeu o nome de "VideoconCiência" nas escolas, tem por objetivo levar a ciência até as salas de aula por meio de videoconferência pela Internet e mostrar que o uso dessa tecnologia pode ser estendido até as escolas públicas brasileiras.

"Ao receber o convite do MCT para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, começamos a pensar num projeto que viesse a contribuir com os objetivos da Semana e que demonstrasse o potencial da educação a distância na escola através de parceria com o Programa Proinfo do MEC. Queremos assim promover o uso de aplicações para comunicação e colaboração à distância entre escolas, universidades e centros de pesquisa", explica o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

A programação da RNP inclui a participação de seis instituições de ensino e pesquisa: Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília; Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), no Amazonas; Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Minas Gerais; Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) – essas vinculadas ao MCT -, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e no Rio de Janeiro. Envolve ainda a participação de seis escolas públicas: Escola Estadual Miss Browne (SP); Escola Estadual Ensino Fundamental Gonçalves Dias (RS); Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga (DF); Escola Estadual Paulo Airton (CE); Escola Municipal Camilo Castelo Branco (RJ); e Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (RJ).

Em cada dia útil da semana haverá uma palestra diferente, de um pesquisador pertencente a uma das instituições envolvidas, para as seis escolas participantes, que estarão conectadas simultaneamente com o palestrante via videoconferência. "Colocar em comunicação para interação pesquisadores e alunos de escolas públicas em diferentes cidades do País vai ser um grande desafio.

A RNP está desenvolvendo um serviço de videoconferência para a comunidade acadêmica. Essas palestras, contudo, vão ser dadas em caráter experimental, pois envolvem instituições que estão fora de nossa rede. Mas temos a expectativa de que o resultado seja uma experiência rica, tanto para os alunos quanto para os palestrantes", avalia o gerente de Comunicação e Marketing da RNP, Marcus Vinicius Mannarino.

fonte: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&content=news&id=666

Consulta em noticias