RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Clara conecta cientistas brasileiros à América Latina e Europa


MCT

20.09.2004


A partir de hoje (20), as instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa estão diretamente conectadas a instituições semelhantes na Europa e na América Latina, por meio da rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e do projeto Alice (América Latina Interconectada com a Europa).

A Clara é uma iniciativa de integração de redes acadêmicas nacionais da América Latina e do Caribe. Para participar, é necessário que a rede seja apoiada pelo ministério da ciência e tecnologia do país. A representante brasileira nesta associação é a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A conexão da RNP à Clara se dá através de um link de 155 megabits por segundo (Mbps). A interligação da Clara com a Europa é feita por meio do projeto Alice, uma iniciativa da Comissão Européia em parceria com países da América Latina.

A interconexão de redes da América Latina e da Europa representa um importante passo para a colaboração científica internacional, viabilizando a solução de problemas relacionados a educação, saúde, meteorologia, entre outros.

O Brasil será diretamente beneficiado em projetos como o Southern Astrophysical Research Telescope (Soar), telescópio instalado no Chile e no qual o Brasil tem participação de 30%; o Experimento de Larga Escala na Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA), que integra mais de 1.500 cientistas em 15 países; e o Compact Muon Spectrometer (CMS), um dos quatro detectores que farão parte do próximo acelerador de partículas do Cern, o maior laboratório de física de partículas subatômicas do mundo, localizado na Suíça.

"As redes acadêmicas são essenciais para sustentar um conjunto de aplicações capazes de resolver problemas, como, por exemplo, tornar o serviço de previsão de tempo um sistema em que as informações estejam, de fato, disponíveis para todos a qualquer instante", lembrou Nelson Simões, diretor geral da RNP e presidente da Clara.

Conexão com a Europa

No dia 31 de agosto de 2004, às 16h de Brasília, 15h de Santiago (Chile) e 21h de Madri (Espanha), foi ativada a conexão entre os pontos de presença da rede Clara em Santiago e em São Paulo e o ponto de presença da rede européia Géant em Madri. Esta é a primeira conexão de redes avançadas entre dois países da América Latina e destes com a Europa. A ativação do enlace com o continente europeu foi possível graças ao trabalho do grupo de engenharia de rede da Clara, serviço prestado pelo Centro de Engenharia e Operações da RNP, e ao suporte financeiro da Comissão Européia, através do programa Alliance for the Information Society (@lis).

"Este seguramente é um feito histórico para todos que estão trabalhando por Clara e pelo projeto Alice desde a reunião de Toledo", festejou Nelson Simões. Foi na reunião do programa @lis em Toledo, Espanha, em junho de 2002, que surgiu a idéia da rede Clara.

O link para Madri parte de São Paulo e tem capacidade de 622 Mbps. Até o final deste mês devem estar conectados à Clara, além de Brasil e Chile, Argentina, México e Panamá. Posteriormente, serão conectados Uruguai, Peru, Paraguai e países da América Central.

Mais informações sobre a Clara no link: http://www.rnp.br/redes/clara/

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=20597

Consulta em noticias