RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Treinamento e WiMax: a cesta básica da Intel para o Brasil


O Dia

Cristina De Luca

16.09.2004


O presidente mundial da Intel, Craig Barrett, está agora em Brasília onde junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina três convênios entre a gigante dos computadores e o governo brasileiro. O primeiro projeto é educativo, para treinamento de jovens em manutenção e reparo de computadores em escolas: o Aluno Técnico - Primeiro Emprego, em parceria com o Mec, o Ministério do Trabalho e o Senai. A Intel também vai doar equipamentos para acesso sem fio à internet, e contratar seis meses pesquisadores brasileiros para o desenvolvimento de tecnologias.

O Aluno Técnico será composto por cursos de especialização para jovens do última série do ensino fundamental e todo o ensino médio. O projeto sré lançado oficialmente hoje em Teresina, no Piauí, dois PRMs (Pólos de Recuperação de Micros), que funcionarão nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), com 200 alunos de escolas públicas estaduais e municipais, do 1º e 2º anos do ensino médio, selecionados entre os participantes do Consórcio Social da Juventude. Na segunda fase, cinco PRMs serão instalados nos outros NTEs do Piauí, envolvendo mais 150 estudantes.

Mas o objetivo da Intel é transformá-lo em um projeto de cobertura nacional. Segundo a Intel, vários estado, como São Paulo, já demonstratam interesse em replicar o modelo. O Rio de janeiro, infelizmente, ainda não.

WiMax

Também hoje, a Intel inaugura em Brasília as instalações da antena que levará acesso WiMax ao laboratório de informática de uma escola da região no entorno da capital federal e ao caminhão da Anatel que testa tecnologias para o SCD (Serviço de Comunicação Digital, criado para escoar os recurso do FUST).

Perguntados se a Intel teria alguma intenção em adequirir licanças de exploração de serviços SCD no Brasil, os execuitvos da empresa disseram que não. Ronaldo Miranda, diretor de marketing da Intel Brasil, garantiu que a companhia não tem interesse em ser a licenciadora. Mas pode investir através de algumas das start-ups apoiadas pela Intel Capital.

Outro projeto WiMax da companhia prevê a oferta de acesso Internet à cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O projeto conta com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). E deverá ser suportado pela Universidade de Ouro Preto.

fonte: http://circuito.blig.ig.com.br/2004_38.html

Consulta em noticias