RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

IPv6 entra em cena


O Dia

Cristina De Luca

23.07.2004


O ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), anunciou hoje, no encerramento do encontro em Lumpurna Malásia, que os primeiros endereços padrão IPv6 foram adicionados aos domínios raiz (DNS), para uso do Japão (.jp) e da Coréia do Sul (.kr). A França (.fr) deverá ser o próximo país a ter seus domínios convertidos para o IPv6.

O padrão IP atual é o IPv4 que usa endereos de 32-bit, representando por números como 123.45.67.89. O padrão IPv6 é mais longo. Usa enderços de 128-bit.

No Brasil, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) já usa experimentalmente o protocolo IPv6 em modo nativo. Os primeiros testes foram feitos entre os pontos de presença da RNP (PoPs) de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

E a Brazil IPv6 Task Force (BRv6TF) também tem trabalhado no sentido de ajudar o país a migrar para o novo protocolo de Internet para as novas tecnologias como VoIP, Wi-Fi, ADSL e muitas outras em fase de desenvolvimento como a TV Digital.

Muitos paises já estão se preparando para a transição utilizando o modelo de co-existência, permitindo executar o IPv6 simutaneamente com o IPv4 em suas Redes de Telecomunicações.

A adoção do IPv6 como protocolo secundário da Internet não danificará o IPv4 como muitos pensam, apenas permitirá que a Internet seja testada e usada também com o novo protocolo. Desta forma, o Brasil fará uma migração suave e no tempo certo e sem perdas, sejam elas econômicas, tecnológicas ou sociais.

Além de endereços maiores, o IPv6 oferece mais segurança, com IPSec nativo (serviços de autenticação de usuários e garantia de confidencialidade e de integridade dos dados através de criptografia) e mais performance usando um novo modelo de roteamento, com QoS e sem campos de controles desnecessários (header checksun, options, fragment off-set entre outros).

fonte: http://circuito.blig.ig.com.br/2004_30.html

Consulta em noticias