RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP apresenta tecnologia para colaboração entre instituições


MCT

Renata Dias

23.07.2004


Cientistas, pesquisadores e professores que realizam trabalho em colaboração com instituições localizadas em outro estado, ou até mesmo em outro país, poderão fazer ligações sem pagar os custos adicionais de um interurbano. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia desenvolveu uma aplicação inovadora que pode trazer um impacto positivo na comunidade acadêmica. Trata-se da Telefonia IP (Internet Protocol).

O programa permite que professores da universidade possa fazer ligação para um colaborador de outra instituição de outro estado ou país. A ligação não terá custo de interurbano. O projeto é um dos atrativos expostos do estande da RNP na Expociência, que acontece na 56ª Reunião Anual da SBPC.

O serviço pode ser utilizado de duas formas, por meio da instalação de um equipamento denominado Gateway, ou por meio de um software. O Gateway fica conectado ao PABX da instituição, permitindo que as ligações interurbanas para outras instituições que também tenham o Gateway instalado, seja feita na forma de ramal. Este seria o cenário ideal para a utilização da Telefonia IP, que todas as instituições conectadas à rede tenham o equipamento. A aquisição, instalação e manutenção do equipamento gateway é de responsabilidade da instituição interessada. A RNP entra com a infra-estrutura e orientação sobre o serviço.

Outra forma de utilização do serviço é por meio da instalação de um software e registro na RNP. O usuário passa a ter um telefone virtual, não mais o aparelho. É no vídeo do computador, e funciona da mesma forma, fazendo ligação para qualquer usuário que tenha o software instalado.

O objetivo é promover a comunicação e colaboração à distância. A tecnologia já existe e a RNP está formatando para oferecer o serviço à comunidade acadêmica. Hoje, 14 instituições estão utilizando a tecnologia em caráter experimental. Dessas, 12 tem instalados gateways e duas utilizam o serviço por meio do software. As instituições estão em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Manaus, Fortaleza, Recife e Salvador.

Biblioteca virtual

Outro projeto apresentado pela RNP em seu estande é o Vídeo sobre Demanda. A idéia é estimular as instituições de ensino e pesquisa a produzirem vídeos sobre ciência e tecnologia. Para o projeto, criado pela RNP em parceria com professores da Universidade Federal da Paraíba, foi desenvolvido um software de armazenamento de vídeos na rede. Assim, a instituição cadastra seu vídeo na RNP e qualquer usuário de internet pode buscá-lo em uma espécie de biblioteca virtual de vídeos de Ciência e Tecnologia.

O programa pode ser usado também para aulas, palestras e conferências. As instituições interessadas podem procurar a Gerência de Relacionamento da RNP para saber mais detalhes.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=19251

Consulta em noticias