RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Paraíba passa a integrar a Rede Giga de pesquisa


O Norte On line

Girlan Idalino

10.06.2004


A Paraíba vai integrar a Rede Giga, um projeto experimental de fibras ópticas que liga faculdades e centros de pesquisa do Brasil. Um convênio de expansão da rede foi assinado ontem entre a Telemar e os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, possibilitando o fornecimento da infra-estrutura necessária para a integração entre institutos e instituições dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro com o Nordeste.

Nesta etapa, serão interligadas as cidades de João Pessoa, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza. A rede da Telemar nessas áreas é formada por cerca de 1,2 milhão de quilômetros de fibra ótica. A operadora já cedeu as fibras para utilização da Rede Giga. Segundo a Assessoria de Imprensa da operadora, no Rio de Janeiro, ainda não foram definidas quais instituições de João Pessoa integrarão a rede. A informação será divulgada em breve.

A expansão interligará centros de pesquisa e instituições de ensino do Nordeste a centros de referência localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre eles, a Unicamp, PUC-Rio, CPqD e USP. As instituições poderão se comunicar a 10 Gigabits por segundo. Isso representa 40 mil vezes uma conexão residencial em internet rápida. "A cooperação entre a iniciativa privada e o setor público para a implantação Rede Giga demonstra o interesse do Brasil em desenvolver tecnologias que tragam competitividade à indústria nacional", afirmou o presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi.

O projeto Giga foi lançado em 7 de maio passado, em Campinas (SP), pelo CPqD e pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com recursos do Funttel e da Finep. O investimento é de R$ 54 milhões. A rede funcionará como um laboratório experimental que conectará centros de pesquisas, universidades e empresas de base tecnológica para o desenvolvimento de projetos de comunicação óptica, protocolos de Internet, serviços e aplicações para telecomunicações. Na primeira etapa, a rede interligou sete municípios do eixo Rio-São Paulo (Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis), numa extensão de 750 quilômetros.

fonte: http://jornal.onorteonline.com.br/quinta/economia.htm#3

Consulta em noticias