RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Telemar assina convênio para expansão da Rede Giga


JB Online

09.06.2004


A Telemar assina hoje, às 17h, com os Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia um convênio para a expansão da Rede Giga, rede experimental de fibras óticas, que liga faculdades e centros de pesquisa. O acordo prevê o fornecimento da infra-estrutura para a integração entre os institutos e instituições de ensino do Rio de Janeiro e Nordeste.

Nessa etapa serão interligadas as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. A rede da Telemar nessas áreas é formada por aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros de fibra ótica. As fibras da rede cedidas pela operadora já estão reservadas e disponíveis para utilização da Rede Giga.

A expansão da Rede Giga para o Nordeste interligará centros de pesquisa e instituições de ensino da região a centros de referência localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre eles a Unicamp, PUC-Rio, CPqD e USP. Com a ação, fruto de parceria entre CPqD e a Rede Nacional de Pesquisa, as instituições poderão se comunicar a 10 Gigabits por segundo, o que representa 40 mil vezes uma conexão residencial em internet rápida.

''A cooperação entre a iniciativa privada e o setor público para a implantação Rede Giga demonstra o interesse do Brasil em desenvolver tecnologias que tragam competitividade à indústria nacional'', afirma Ronaldo Iabrudi, presidente da Telemar.

O projeto Giga foi lançado no dia 7 de maio, em Campinas, pelo CPqD e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com recursos do Funttel e da Finep e um investimento de R$ 54 milhões. Na primeira etapa, a rede previa a interligação de sete municípios do eixo Rio-São Paulo (Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis), numa extensão de 750 quilômetros. A Rede Giga funcionará como um laboratório experimental que conectará centros de pesquisas, universidades e empresas de base tecnológica para o desenvolvimento de projetos de comunicação óptica, protocolos de Internet, serviços e aplicações para telecomunicações.

fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2004/06/09/e09064077.html

Consulta em noticias