RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Ministros assinam acordo para expansão da Rede Giga


MCT

Renata Dias

09.06.2004


Os ministros Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) e Eunício Oliveira (Comunicações), e o presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi, assinaram na tarde de hoje (9) um acordo de intenções para a ampliação do projeto Giga. A ação busca o desenvolvimento nacional de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga. A rede do projeto Giga irá permitir segurança e velocidade de tráfego de 2,5 Gb a 10 Gb, além de propiciar a capacitação de empresas brasileiras em tecnologia competitiva.

Eduardo Campos festejou o esforço de integração entre o poder público e a iniciativa privada, para contribuir com o sistema nacional de ciência e tecnologia. "Precisamos garantir uma maior integração e menor duplicidade de ações. Em vez de pautar o dissenso e a disputa regional, vamos pautar a unidade nacional, no sentido de cada dia mais partilharmos em rede a pesquisa e, sobretudo, a aplicação desse conhecimento na realidade nacional. Não vamos acender somente um par de fibras, mas a esperança de integrar ciência e de ajudar a população", declarou.

O ministro Eunício Oliveira, também ressaltou a importância da parceria entre setor público e privado. "Trata-se de um projeto de integração da inteligência nacional", analisou.

Por meio do acordo assinado hoje, será possível a extensão da rede experimental Giga, utilizando a infra-estrutura oferecida pela empresa. Na primeira fase, o desenvolvimento ficou direcionado ao eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Nesta segunda etapa, o serviço será expandido a estados do Nordeste, atendendo a Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió, João Pessoa e Natal. O projeto prevê a criação de laboratórios experimentais com universidades, empresas e centros de pesquisa para desenvolver aplicações e serviços de banda larga.

O presidente da Telemar, Ronaldo Iabrudi, adiantou que a fibra que será disponibilizada para o projeto já está disponível. "Como diz o nosso jargão, já podemos acendê-la. A partir da assinatura desse documento, as universidades e centros de pesquisa do Nordeste já poderão estar interligadas com as do Sudeste", explicou. A Telemar já participa, desde seu início, como membro do Comitê Assessor do Projeto Giga, cedendo para a primeira fase a infra-estrutura necessária.

Rede

Inaugurada em maio, a Rede Giga englobará quatro áreas de coordenação temática: redes ópticas, protocolos e serviços de rede, serviços experimentais de telecomunicações e serviços e aplicações científicas. Coordenada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), unidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o Projeto Giga conta com a colaboração das operadoras de telefonia Intelig, Telemar, Telefonica e Embratel, que cederam a infra-estrutura de fibra ótica.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=18172

Consulta em noticias