RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Capacidade ociosa de fibras ópticas é de 85% a 90%, diz ministro


Valor Econômico

07.05.2004


CAMPINAS - O nível de ociosidade em fibras ópticas no país é hoje entre 85% e 90% da capacidade instalada. O desafio do governo é, segundo o titular da pasta da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, levar essa capacidade a regiões remotas do país, como a região Norte, e aproveitar melhor a infra-estrutura onde ela existe.

Os comentários foram feitos há pouco pelo ministro, que participa da cerimônia de lançamento da rede experimental Giga, projeto de rede composta unicamente por fibras ópticas e que permite transmissão de voz e dados em altíssima velocidade.

O projeto é um desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), unidade vinculada ao próprio ministério da Ciência e Tecnologia.

Iniciado em 2003 e com duração prevista de três anos, o projeto conta com um investimento total de R$ 54 milhões. As operadoras de telefonia doaram a capacidade em fibras ópticas e agora ganham o direito de acompanhar os pilotos da rede para detectarem oportunidades de mercado.

"Ainda não se sabe quais aplicações serão possíveis e quais cairão no gosto do consumidor", afirmou Helio Graciosa, presidente do CPqD. Segundo ele, a rede poderá ser usada tanto para uso acadêmico como comercial.

O ministro das Comunicações, Eunício de Oliveira, também é aguardado para o evento.

fonte: http://www.valor.com.br/noticias/?id=2373053&show=showNoticias

Consulta em noticias