RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

SBRC

Livro sobre TV Digital será lançado durante o evento


SBC

04.05.2004


O livro “TV Digital Interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil” será lançado no dia 13 de maio, durante o 22º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), que acontece em Gramado (RS)./

De autoria do jornalista e pesquisador Valdecir Becker e do professor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC, Carlos Montez, a publicação aborda de forma introdutória os principais conceitos relacionados ao tema, fazendo sempre um paralelo com a realidade brasileira.

O tema TV digital entrou na pauta de discussões em 2002, quando o governo brasileiro assumiu a responsabilidade pela transição da TV analógica para a digital. No final do ano passado, foi criado o Sistema Brasileiro de TV Digital, que pretende centralizar os estudos e definir se o país vai ou não desenvolver um sistema de TV digital próprio. Até o momento já foram apontadas várias alternativas, mas ainda não há nenhum consenso entre governo, indústria e emissoras de TV.

O livro esclarece temas como: o que é TV digital e TV interativa; sua relação com a Sociedade da Informação; o porquê da transição para o modelo digital; quais os componentes de um sistema de TV digital; as experiências estrangeiras e os padrões já estabelecidos.

Para abordar de forma imparcial o assunto, principalmente com relação às implicações da TV digital no Brasil, os autores entrevistaram 11 pessoas diretamente ligadas ao assunto, propiciando a representação dos principais setores interessados. Os temas básicos discutidos nas entrevistas são as vantagens e desvantagens do desenvolvimento de um sistema brasileiro de TV digital, a transferência de tecnologias, o mercado televisivo e o conteúdo interativo. Esses entrevistas apontam os desafios e traçam as perspectivas para o país.

O livro, primeiro publicado sobre o assunto no país, é fruto dos estudos realizados pelos autores no projeto “Infra-estrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Programas e Ferramentas para TV Interativa” (I2TV), financiado pelo CNPq e RNP.

Mais informações:
http://www.rnp.br/noticias/2004/not-040503.html

VEJA MAIS:
TV Digital

fonte: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&content=news&id=182

Consulta em noticias