RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede que interligará instituições de ensino e pesquisa será inaugurada

Evento tem como objetivo inaugurar a Rede Experimental GIGA e anunciar contratos de pesquisa com universidades


MCT

04.05.2004


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), unidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) inauguram no próximo dia 7, às 9h30, a rede do projeto GIGA – rede experimental que interligará cerca de 20 instituições de ensino e pesquisa, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por meio de uma infra-estrutura óptica de alta velocidade.

A cerimônia será realizada simultaneamente no auditório do CPqD, em Campinas (SP), e no auditório do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), no Rio de Janeiro, com a participação dos ministros Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) e Eunício Oliveira (das Comunicações), representando os dois centros responsáveis pela operação e o controle de toda a rede experimental. Também estará presente à solenidade o ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo, e outras autoridades.

Estarão presentes representantes das empresas operadoras de telecomunicações Telefonica, Intelig, Telemar, Pegasus e Embratel, que participam do projeto e estão disponibilizando fibras ópticas e infra-estrutura, permitindo a interligação dos vários pontos da rede.

Na oportunidade serão apresentados subprojetos de pesquisa e desenvolvimento, que estão sendo inicialmente celebrados com universidades e instituições de pesquisa, envolvendo Cefet-PR, PUC do Rio, Unicamp, USP de São Carlos, Unesp, universidades Federal Fluminense e Federal de Pernambuco, Universidade Mackenzie, Universidade e Instituto Atlântico de Fortaleza. Continuam em fase de análise outras 33 propostas de subprojetos, encaminhadas por consórcios, envolvendo 45 instituições de todo o país.

Projeto GIGA 
O GIGA é um importante projeto de convergência tecnológica de redes IP e redes ópticas WDM, com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – Funttel/MC e apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT).

O projeto tem duração prevista de 3 anos, com investimento total de R$ 53 milhões, que inclui a implantação e a operação de uma rede experimental que serve como laboratório de desenvolvimento e suporte a projetos de comunicações ópticas, protocolos de internet, serviços e aplicações para telecomunicações, bem como aplicações científicas.

A coordenação executiva do projeto GIGA é desempenhada em conjunto pelo CPqD e pela RNP, sendo que o CPqD coordena atividades relacionadas a redes ópticas e aos serviços experimentais de telecomunicações e a RNP é responsável pelos projetos relacionados a protocolos e serviços de rede e a serviços e aplicações científicas.

A rede GIGA está sendo implantada na região Sudeste, entre as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. Nessas localidades, encontram-se importantes centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e empresas de telecomunicações que participarão dos subprojetos de desenvolvimento tecnológico.

Sobre a RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é a organização social responsável pela infra-estrutura de rede nacional de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa. A RNP implantou e difundiu a tecnologia internet no país, e hoje promove o uso inovador de redes avançadas por meio do programa interministerial de redes dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. Essa rede acadêmica nacional alcança todos os 27 estados brasileiros e interliga mais de 200 universidades, centros de pesquisa e escolas tecnológicas.

Sobre o CPqD
Maior centro de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, que aplica quase 30% do seu faturamento anual em P&D e está entre os dez maiores produtores de software do Brasil, o CPqD atua com destaque nas áreas de sistemas de suporte a operações e negócios, prestação de serviços de consultoria altamente especializados e serviços laboratoriais. Suas soluções de alta complexidade tecnológica são largamente utilizadas tanto no Brasil como nos Estados Unidos, países europeus e latino-americanos.

Sobre a Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos, uma das agências de fomento do MCT, promove e financia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, centros de pesquisa, governo e entidades do terceiro setor, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. 

Assessoria de Comunicação RNP
Assessoria de Imprensa Finep
Assessoria de Imprensa CPqD

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=17071

Consulta em noticias