RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Giga quer convergência de TI e telecom


O Tempo

Roberta Maia

21.04.2004


O meio acadêmico está definitivamente interligado. Será inaugurada dia 7 de maio a rede experimental de alta velocidade do Projeto Giga, que tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias de redes ópticas e de IP, aplicações e serviços de telecomunicação associados a redes de banda larga.

No próximo mês, 16 instituições de ensino estarão interligadas por meio de uma infra-estrutura óptica de alta velocidade entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. "Prestadores de serviços, fabricantes de equipamentos e de

aplicativos de softwares e operadoras de telecomunicações estarão envolvidos no processo e se beneficiarão porque terão acesso a uma tecnologia de vanguarda e de baixo custo", afirmou Antonio Carlos Bordeaux, diretor de tecnologia e inovação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), órgão responsável pelo projeto, juntamente com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Além deles, estão envolvidas no projeto instituições de ensino e pesquisa de São Paulo e do Rio de Janeiro, as operadoras de telecomunicações Embratel, Intelig, Telefônica e Telemar, que cederam a fibra óptica para compor a rede e as empresas Extreme Networks e Padtec – a primeira com os equipamentos IP e a segunda com os equipamentos ópticos. O Projeto Giga é financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), tendo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como agente financeira.

fonte: http://www.otempo.com.br/suplemento.asp?edicao=21%2F04%2F2004&nome=pla

Consulta em noticias