RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Projeto Giga inaugura em maio


World Telecom

16.04.2004


O projeto Giga, que interligará 16 instituições de ensino por meio de uma infra-estrutura óptica de alta velocidade entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, será inaugurado no dia 7 de maio, segundo informações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), órgàos responsáveis pelo projeto.

Com o objetivo de desenvolver tecnologias de redes ópticas e de IP, aplicações e serviços de telecomunicação associados a redes de banda larga, o projeto Giga tem capacidade de transmissão de 2,5 Gbps a 10 Gbps, e a geração de produtos e serviços na forma de protótipos. A topologia inicial engloba as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos e Cachoeira Paulista, em São Paulo; e Rio de Janeiro, Petrópolis e Niterói, no Rio de Janeiro.

Financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o projeto conta com o apoio das operadoras Embratel, Intelig, Telefônica e Telemar, que cederam as fibras; das empresas Extreme Networks e Padtec, que ofereceram equipamentos e ainda envolverá outras companhias a partir dos subprojetos de pesquisa e desenvolvimento.

Do total de 39 propostas para participar dos subprojetos entregues à RNP foram pré-selecionadas 30 empresas. A partir de agora, essas empresas serão submetidas pelos consórcios, que envolvem 45 instituições de pesquisa e de educação superior situadas nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os qualificados nesta primeira fase de avaliação devem apresentar um detalhamento de suas propostas até 26 de abril. Na segunda fase de avaliação, a RNP, assessorada pelo Comitê Científico, selecionará as propostas que serão contratadas de acordo com a ordem de sua classificação na fase um e com a qualidade do detalhamento apresentado nesta fase dois. Os resultados finais serão divulgados até 14 de maio de 2004.

fonte: http://worldtelecom.idg.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?documento=29952&Area=1

Consulta em noticias