RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Clara começa a operar em maio


Agência Brasil

Maurício Cardoso

24.02.2004


Brasília - O processo de licitação já foi concluído, os contratos com os provedores serão assinados em março e a Rede CLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) começará a operar em maio deste ano. A afirmação é do presidente da CLARA e diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Nelson Simões.

A CLARA visa criar uma rede de alta velocidade que unirá universidades e centros de pesquisa de pelo menos 14 países latino-americanos. A rede latino-americana será inaugurada em maio com seis países que formam a "espinha dorsal" do projeto: Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela e Panamá. Devido à velocidade de suas redes, eles foram escolhidos como pontos centrais que abrigarão a conexão dos outros países.

"Os demais países serão incorporados à CLARA até julho. Esperamos que mais países ingressem na rede que proporcionará o intercâmbio efetivo e rápido entre os pesquisadores", diz Simões. Até abril de 2006, o projeto CLARA contará com financiamento da União Européia, através do programa Alice (América Latina Conectada à Europa), que já possibilita a conexão em alta velocidade (622 Mbps) entre 18 países latino-americanos e a Europa.

As informações são do Ministério da Ciência e Tecnologia.

fonte: http://www.radiobras.gov.br/abrn/brasilagora/materia.phtml?materia=175031

Consulta em noticias