RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Prazo para participar do projeto Giga é prorrogado

Propostas podem ser apresentadas até 29 de fevereiro


MCT

18.02.2004


Institutos de pesquisa e empresas brasileiras têm até 29 de fevereiro para apresentarem suas propostas ao Projeto Giga, iniciativa de desenvolvimento de rede óptica conduzida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). O prazo anterior para submissão de propostas era dia 15 de fevereiro.

O Projeto Giga consiste no desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados à tecnologia IP e banda larga. Também propiciará a capacitação de empresas brasileiras em tecnologia competitiva. A execução do projeto resultará na criação de uma rede experimental, com capacidade de transmissão de até 10 Gbps, e a geração de produtos e serviços em forma de protótipos.

O financiamento do Giga, de R$ 55 milhões, é feito pela Finep, agência de fomento do MCT, com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Os subprojetos de pesquisa apresentados para esta chamada devem se enquadrar em uma das quatro seguintes categorias: protocolos de rede e transporte em redes avançadas, gerenciamento em redes avançadas, aplicações multimídia de tempo real em redes avançadas e aplicações distribuídas em larga escala.

Podem apresentar projetos as instituições de ensino superior e de pesquisa e suas fundações, públicas ou privadas sem fins lucrativos. Empresas nacionais, com ou sem fins lucrativos, também podem participar associando-se como intervenientes técnicas em subprojetos submetidos pela comunidade acadêmica.

A íntegra da "Chamada RNP 02/2003 - Projeto Giga" está em:
http://www.rnp.br/editais/giga_200302.html

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=15036

Consulta em noticias