RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Lançamento do 'Inventando o Futuro' na ONU será transmitido pela internet


Jornal da Ciência

05.02.2004


Será transmitido ao vivo, nesta quinta-feira, pela internet, a partir das 17h (horário de Brasília), o lançamento do programa 'Inventando o Futuro', que acontece na sede das Organizações das Nações Unidas, em Nova York

O lançamento será encabeçado pelo secretário geral da ONU, Kofi Annan, que apresentará o programa a todos os embaixadores da entidade.

O 'Inventando o Futuro' é um projeto que reúne as novas estratégias multilaterais para o desenvolvimento sustentável da C&T em todos os países do globo.

O programa está sendo coordenado pelos pesquisadores Jacob Palis, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituição vinculada ao MCT, e Ismail Serageldin, diretor da Nova Biblioteca de Alexandria.

A transmissão do evento começará às 17h, quando Kofi Anan e os dois coordenadores do programa estarão concedendo entrevista coletiva à imprensa.

Às 18h, será dado início ao lançamento e Jacob Palis será um dos palestrantes. Para ver a transmissão, basta acessar http://www.un.org/webcast, ou http://www.rnp.br e clicar no link 'notícias'. Ainda é necessário ter instalado no computador o programa Real Player.

Saiba mais sobre o 'Inventando o Futuro'

O programa foi elaborado a pedido do secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e demorou dois anos para ser elaborado. Os dois coordenadores do projeto foram escolhidos dentre cerca de 90 nomes apresentados pelo Inter Academy Council (IAC), formado por 15 Academias de Ciências, dentre elas as dos EUA, França, Inglaterra, Japão, China, Índia, África do Sul e Brasil.

Segundo Jacob Palis, os dois anos de elaboração envolveram a mobilização dos diversos atores da área de C&T, incluindo governos, agências de fomento, fundações e institutos de pesquisa, Universidades, academias científicas e pesquisadores.

O programa contém algumas experiências brasileiras, como a criação dos Fundos Setoriais, considerado como um dos modelos bem sucedidos que apontam para o desenvolvimento sustentável da área científica e tecnológica.

O 'Inventando o Futuro' tenta responder às imensas distorções do processo de desenvolvimento científico entre os países do globo. Um dos eixos do documento é voltado para as ações de cooperação internacional na área de C&T, uma vez que a ONU reconhece que não podem mais ser mantidas as atuais relações que envolvem o processo de difusão do conhecimento, como é o caso do modelo de apropriação.

O documento ainda sugere que a C&T seja incluída na agenda positiva de política externa dos países.

Outra visão trazida pelo programa é que os investimentos em C&T não podem mais ser vistos como de retorno a longo prazo. As novas tecnologias de comunicação, agilizando o trânsito das idéias, permitem que um programa bem elaborado tenha retorno a médio prazo, ou seja, entre 5 a 10 anos.

Por fim, como resultado do lançamento do 'Inventando o Futuro', espera-se pela criação de um pequeno e enxuto organismo internacional, com o objetivo de contribuir com a organização global dos diversos atores de C&T para realizar, ainda esse ano, a 1ª Conferência Mundial em C&T.

(Assessoria de Comunicação do MCT)

fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=16056

Consulta em noticias